Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

01/05/2008

1º de Maio: uma data histórica escrita com luta

Amanhã, 1º de Maio, Dia do Trabalho, é mais uma oportunidade de se homenagear todos os trabalhadores brasileiros. O dia, também, nos remete a uma reflexão sobre a forma como foi instituída essa data histórica, sobre a tradição de luta dessa classe e sobre as condições de trabalho existentes hoje, no Ceará, no Brasil e no mundo.

O 1º de Maio é, ainda, uma ocasião para reafirmar a defesa dos direitos dos trabalhadores, tais como: por emprego e melhores salários; pela redução da jornada, sem redução de salários; contra às reformas neoliberais que atacam a aposentadoria e as conquistas; e por melhores condições de moradia.

REDUÇÃO DE JORNADA

Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Nesse dia e mês de 1886 aconteceu uma greve geral nos Estados Unidos pela redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. Calcula-se que cerca de 200 mil trabalhadores aderiram à paralisação. No segundo dia de greve, começou uma forte repressão policial, que culminou com a morte de oito líderes trabalhistas norte-americanos por enforcamento, em Chicago.

Em 1889, o Congresso Socialista Internacional, realizado em Paris, estabeleceu o 1º de Maio como Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores. Em 1891, em Paris, operários socialistas dos países industrializados, reunidos no Congresso da Internacional Socialista, consagraram a data como o dia da luta pelas 8 horas de trabalho. Naquele tempo os operários trabalhavam 12, 15 e até 18 horas por dia. Não havia descanso semanal nem férias. Para o mundo do trabalho não existiam leis.

No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br