19/07/2010

Trabalhadores conquistam importantes benefícios sociais

Em assembléia geral realizada no dia 1 de julho, os trabalhadores da Cagece encerraram a campanha salarial deste ano ao aprovarem por ampla maioria as propostas discutidas na última reunião de negociação envolvendo a empresa e o Sindiagua. Mesmo com o dia chuvoso, a assembléia contou com grande participação dos empregados que enalteceram as melhorias conquistadas, especialmente nas cláusulas sociais.

Apesar das dificuldades de negociação impostas pela empresa e o governo do estado ao longo da campanha - que alegaram que a legislação eleitoral impedia um aumento superior no salário - o saldo da campanha foi considerado bastante positivo pela direção do Sindiagua. O reajuste salarial e dos vales lanche e alimentação ficou em 5,49% (relativo ao índice do INPC). Foi o maior aumento entre os órgãos do Estado, que deu um reajuste de 4,84% aos servidores (relativo ao IPCA). No caso dos vales, houve um ganho real de 5%, tendo em vista que o aumento foi superior à inflação da cesta básica no período.

Na última reunião de negociação realizada no dia 30 de junho, o Sindiagua conseguiu junto à Cagece ampliar importantes benefícios sociais. O destaque ficou por conta do plano de saúde. Foi aprovada uma redução significativa do valor pago pelos trabalhadores ao plano. Em boa parte dos casos, aproximadamente 60%, o benefício passou a ser totalmente gratuito. Empregados que ganham até seis salários mínimos terão direito ao benefício sem pagar nada por ele, seja titular ou dependente. Antes, somente o titular tinha esse direito (na modalidade enfermaria). Já os funcionários que ganham de 6 a 15 salários mínimos (aproximadamente 35% do total) terão uma redução de 30% do valor pago. Resultado: em torno de 95% dos cagecianos foram beneficiados com essa conquista.

“A campanha teve um saldo bastante positivo. Avançamos na ampliação dos benefícios sociais, especialmente ligados à saúde do trabalhador. E com os descontos do plano de saúde, a grande maioria dos empregados vai ter um bom ganho real na renda”, destaca Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua. Ele lembra ainda que até pouco tempo os trabalhadores sofriam com um plano de saúde que não atendia com qualidade a categoria quando ela mais precisava. “Hoje podemos comemorar um plano com cobertura mais eficiente e sem desconto em folha para a maioria”, afirma.

Merece destaque também a cláusula relativa ao reembolso de medicamentos de uso contínuo. Com o novo acordo, não há mais limite de valor para o reembolso, dentro das condições já previstas no acordo 2009/2010. Também foi considerada importante conquista a ampliação da idade de cobertura dos filhos de funcionários que recebem o auxílio-creche. Passou de 7 para 10 anos. Esta cláusula teve ainda um reajuste de R$ 270,00 para R$ 300,00. Houve aumento também na Participação nos Lucros e Resultados que passou de 100% para 110%. Com a mudança, pela primeira vez os trabalhadores podem chegar a receber 100% da PLR. Antes o valor recebido chegava a aproximadamente 90%.

Durante a assembléia dos trabalhadores, foram feitas cobranças à empresa para a realização de concurso público. A direção do Sindiagua reiterou seu posicionamento de defesa do serviço público de qualidade e lembrou que essa é uma luta incessante da categoria e que vai continuar cobrando do governo uma definição.