28/07/2010

COGERH: REALIZADA PRIMEIRA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO

Após várias cobranças dos trabalhadores da Cogerh, finalmente foram iniciadas as negociações da campanha salarial de 2010. No dia 21 de julho, foi realizada uma reunião envolvendo representantes da empresa e da direção do Sindiagua. A reunião aconteceu mais de um mês após a Cogerh receber a pauta de reivindicações da categoria. Mesmo depois da demora, os avanços da primeira rodada de negociação foram considerados tímidos pela direção do sindicato. A empresa negou quase todas as cláusulas da pauta de reivindicações dos trabalhadores e apresentou uma proposta de reajuste salarial que cobre o INPC do ano. Para os vales alimentação e refeição, a proposta é de cobrir a inflação do período. Entre os poucos avanços estão o incremento no auxílio-educação que, de acordo com a proposta apresentada, contemplará dependentes de 0 a 10 anos no valor de R$300,00. Algumas reivindicações ficaram de ser analisadas, como o reembolso de medicamentos de uso contínuo e a cláusula relativa ao plano de saúde. O Sindiagua vai enviar novo ofício à Cogerh solicitando a realização da segunda reunião com brevidade. O sindicato espera que desta vez sejam apresentados reais avanços para categoria. Após a segunda reunião, a entidade deverá submeter as propostas aos trabalhadores em assembléia geral.