22/03/2022

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é uma data para refletirmos sobre a necessidade de cuidarmos bem desse líquido indispensável à vida. Infelizmente a água, que deveria ser reconhecida como um direito humano, tem sido tratada como um mero produto de mercado com a volta das políticas privatistas promovidas pelo atual (des)governo. Tal política coloca o País na contramão de uma tendência mundial de reestatização, já que nos últimos anos mais de 260 cidades do mundo - entre elas Paris, Atlanta, Buenos Aires e Berlim - reverteram seus processos de privatização após enormes prejuízos causados às populações. Acesso desigual, aumentos de tarifas e descaso ambiental são alguns dos efeitos maléficos da privatização.
O Sindiagua reafirma hoje seu compromisso de defender o saneamento público de qualidade. Água é direito de todos e não lucro de poucos!