24/03/2022

Campanha salarial: Trabalhadores rejeitam proposta de reajuste salarial apresentada pelo SAAE de Sobral

Foi realizada na manhã da última terça (22) a segunda rodada de negociação da campanha salarial dos(as) trabalhadores(as) do SAAE de Sobral. A direção do Sindiagua, representada pelo presidente Jadson Sarto e os diretores Goreti Araújo e Amauri Furtado, foi novamente à Sobral participar da reunião, que contou também com a presença do assessor jurídico da entidade Markes Rafhael e de representantes da base. Vários itens da pauta de reivindicações foram debatidos e os representantes da autarquia apresentaram como proposta um reajuste de 10,06% no salário. O SAAE defendeu discutir os demais itens da pauta posteriormente.
No mesmo dia, no período da tarde, houve uma reunião com trabalhadores(as) para avaliar a negociação e a proposta apresentada. O entendimento geral foi de que a proposta não seria suficiente para o fechamento de um acordo.
“Seguiremos com o diálogo e esperamos que a direção do SAAE possa ser mais sensível às demandas da categoria para que consigamos chegar a um acordo satisfatório”, ressalta Jadson.

Sindiagua protocola proposta de PCCR no SAAE de Sobral

A direção do Sindiagua aproveitou a viagem à Sobral para protocolar pessoalmente a proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) elaborada pela entidade. O Plano é uma demanda que vem sendo negociada há bastante tempo. Em dezembro último o SAAE enviou ao Sindiagua as últimas informações necessárias para a elaboração da proposta de PCCR que foi concluída.
O SAAE informou que seria feito um levantamento dos impactos do Plano proposto para posterior discussão. “O PCCR é fundamental para a valorização e reconhecimento dos(as) trabalhadores(as) e esperamos que o SAAE possa dar seguimento a sua implantação, sempre em diálogo com a categoria”, destaca Jadson.

Sindicato visita Fórum de Sobral- A direção do Sindicato também foi ao Fórum de Sobral, logo após a reunião que teve com os trabalhadores(as), para buscar informações sobre o andamento do processo que trata do calendário do pagamento do salário dos(as) servidores(as) do SAAE. No último dia 14, logo após o Sindiagua entrar com Mandado de Segurança, a 2º Vara Cível da Comarca de Sobral concedeu liminar favorável à categoria garantindo a manutenção do pagamento quinzenal do salário, como sempre foi feito. A direção do SAAE queria alterar a forma de pagamento de seus colaboradores(as) para seguir o mesmo formato adotado pela prefeitura municipal, que paga o salário de seus servidores(as) uma vez por mês. O Sindicato cobrou celeridade na conclusão do processo na Justiça.

Recadastramento de servidores - O Sindiagua enviou ofício ao SAAE cobrando esclarecimentos sobre a ação de recadastramento dos(as) servidores(as) junto ao setor pessoal da Prefeitura. A entidade questionou sobre os objetivos deste recadastramento e cobrou um prazo maior para sua efetivação. Foi cobrado ainda informações sobre uma possível modificação na base de cálculos da insalubridade dos(as) empregados(as) da autarquia.