22/09/2022

Sindiagua não para: lutas em defesa dos trabalhadores dos SAAEs e SAAEC estão em andamento

Estamos nos encaminhando para o final do ano de 2022, mas as lutas em defesa dos trabalhadores(as) do saneamento não cessam. A entidade segue apoiando as inúmeras demandas dos(as) trabalhadores(as) em todo o Estado, em especial os que ainda estão em campanha salarial.
Na Cogerh, as negociações da campanha salarial continuam após a categoria rejeitar a primeira proposta apresentada pela Companhia. O Sindiagua já solicitou o agendamento de uma nova reunião com a empresa.
Já nos SAAEs foram finalizadas as campanhas salariais de Morada Nova, Canindé, Quixeramobim e Iguatu, além da SAAEC Crato, com o apoio da direção do Sindiagua e sua assessoria jurídica, seja nas negociações, elaboração de pautas de reivindicações e realização de assembleias. Mas ainda temos outros SAAEs que continuam em campanha salarial, entre eles os de Boa Viagem, Itapajé e Sobral.
Além disso, o Sindicato tem atuado em outras frentes, buscando resolver demandas pontuais específicas da categoria, como os PCCRs. Confira abaixo algumas das últimas ações do Sindiagua junto aos SAAEs.
  • SAAE Canindé - Sindiagua fez cálculo individual das diferenças da Progressão por Antiguidade não pagas no período de novembro de 2014 a março de 2019 a seis funcionários, com suas respectivas atualizações monetárias. Esse documento foi enviado ao diretor do SAAE.
  • Saaec Crato - Foi protocolado ofício (reforçando outros ofícios que foram enviados em 2020 e em 2019) com a finalidade de solicitar material necessário para a confecção de uma proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da autarquia.
  • SAAE Itapajé - Estamos em fase de conclusão de uma atualização de PCCR para avaliação da categoria e direção da autarquia.
  • SAAE Icó - Recebemos em meados de setembro a folha salarial dos(as) funcionários(as), documento esse que servirá de base para a atualização da proposta de PCCR pelo Sindiagua.
  • SAAE Boa Viagem - foram solicitadas informações necessárias para a elaboração de uma proposta de PCCR. Negociações da campanha salarial seguem em andamento.
  • SAAE Morada Nova - foi enviado ofício à autarquia cobrando pendências do Acordo Coletivo.
  • SAAE Ipu - foram solicitadas no início de setembro informações necessárias para atualização do PCCR.
  • SAAE Sobral - o Sindiagua enviou proposta de PCCR em março deste ano. A direção da autarquia solicitou informações sobre a proposta que já foram respondidas em julho. Sindicato e categoria aguardam uma posição do SAAE. A direção do Sindiagua está encaminhando ofício cobrando retorno da autarquia.
  • SAAE de Iguatu - Assessoria jurídica do Sindiagua está cuidando de demanda judicial que trata da demissão de servidores aposentados que continuam trabalhando.
  • Cagece realizará novo concurso público: A luta do Sindiagua em defesa dos(as) trabalhadores(as) do saneamento obteve uma importante vitória recentemente. Nesta quarta (21) tivemos uma conquista que foi o anúncio do novo concurso da Cagece, após várias cobranças do Sindiagua em reuniões da Menp e de campanhas salariais ao longo dos últimos anos. O edital será lançado pela Cagece após aprovação na Assembleia Legislativa do pedido de reformulação dos cargos da empresa. O concurso é uma iniciativa que ajudará a fortalecer a Companhia enquanto empresa pública prestadora do serviço de saneamento. O Sindicato também cobra a realização de concursos nos SAAEs e SAAEC.

💧💦 Nossos canais
Site: 🌐 www.sindiagua.org.br