10/06/2008

Categoria aguerrida na defesa de seus direitos

Uma categoria marcada por seu poder de mobilização e de determinação de ir à luta por melhores condições de trabalho. Uma categoria imprescindível ao bom desempenho da empresa na qual trabalha.

Em rápidas palavras, assim podemos definir o quadro de funcionários da Cagece, que atualmente se encontra em Campanha Salarial. Porém, até o momento, a direção da Companhia não acenou com propostas que possibilitem o real reconhecimento da importância das atividades que seu pessoal desempenha.

Respaldado pela força e poder de mobilização dos cagecianos, também a história do Sindiagua é pontuada por uma trajetória de lutas, na defesa intransigente de melhores condições de vida e de trabalho da categoria que representa.

E não é à toa que o slogan da Campanha Salarial deste ano é: 25 ANOS SEM NUNCA BAIXAR A CABEÇA. E tem como reivindicações a Reposição das Perdas, 30 Vales-Alimentação, Melhoria do Plano de Saúde e Auxílio Educação até o Ensino Médio, dentre outras. Quanto ao Anuênio, que está congelado desde 1999, o pleito já vem de outras campanhas e até mesmo a Cogerh restabeleceu o benefício no ACT do ano passado.

Ao lado do Sindiagua, os cagecianos sempre se posicionaram com firmeza em defesa da água como um bem universal, contra as tentativas de privatização da Cagece e, ainda, nas campanhas da sociedade civil em prol da cidadania e da democracia.

PODER DE REAÇÃO

Embates políticos, greves e acirradas campanhas salariais marcaram a história da entidade e a postura desses trabalhadores. As paralisações de 17 dias, em 1987, e a de 15 dias, em 2003 - quando se enfrentou até a força policial usada para reprimir o movimento - tornaram-se memoráveis nessa trajetória de lutas.

Por tudo isso, a categoria precisa estar cada vez mais unida, coesa e firme. Sindicato e empregados desejam que a direção da Cagece mostre, de fato, a consciência da participação do trabalho de seus funcionários para o engrandecimento e reconhecimento da empresa como uma das melhores companhias de saneamento do País.

Prestes a participar da quarta rodada de negociação, prevista para amanhã, terça-feira, dia 3 de junho, a expectativa do Sindiagua é de que a empresa avance em suas propostas. E apresente sugestões que possibilitem à entidade marcar uma Assembléia Geral da categoria com o objetivo de apreciá-las.

Enfim, que a Cagece assuma uma postura de real interesse no fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).