29/11/2010

Justiça do Trabalho confirma: cálculo de horas extras da Cagece era ilegal

A vitória da categoria, já anunciada pela Justiça do Trabalho no mês passado, foi confirmada: a Cagece está obrigada a pagar imediatamente as horas extras dos seus trabalhadores com a correção do valor e alteração do cálculo que era adotado pela empresa. O Juiz Durval César de Vasconcelos Maia, da 14ª Vara do Trabalho, assinou documento no último dia 16 de novembro confirmando a decisão judicial e o encerramento do prazo legal para apresentar recursos.
A decisão favorável à categoria foi tomada após o Sindiagua entrar com uma ação trabalhista em abril passado exigindo da empresa a correção do cálculo, que vinha prejudicando seriamente os trabalhadores. A Justiça do Trabalho julgou ser ilegal a forma como a Cagece estava calculando as horas extras dos seus funcionários e determinou aplicação de multa no caso do não cumprimento da ordem judicial.
“Foi mais uma importante vitória da categoria. Agora vamos ficar atentos ao cumprimento da determinação judicial”, alertou Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua.
Entenda o caso
A Cagece estava utilizando o divisor 220 como base de cálculo do valor das horas extras de seus funcionários. No entanto, este número só é usado quando o funcionário trabalha 44 horas semanais. Como todos sabem, na Cagece, os empregados trabalham 40 horas semanais, o que obriga a empresa a utilizar como base para o cálculo de horas extras o divisor 200. O cálculo que a empresa fazia prejudicava seriamente os trabalhadores que recebiam valores abaixo do que têm direito. A Cagece encontra-se nesse momento realizando um levantamento para identificar os valores das horas extras de cada trabalhador que tem direito ao benefício.