23/12/2010

Sindiagua cobra concurso público e soluções para problemas administrativos

A Cagece publicou recentemente norma interna  para os condutores de veículos da empresa. A norma foi criada sob a alegação de buscar conscientizar os motoristas sobre os perigos do trânsito. Para isso, trazem uma série de penalidades aos condutores, em caso de infrações e acidentes .

A direção do Sindiagua questiona: quando se trata de buscar soluções para a empresa que tragam prejuízos ao trabalhador, a presidência da Cagece age com facilidade. No entanto, o mesmo não acontece quando é necessário solucionar problemas de interesse do trabalhador. A revisão do PCR e a demora em realizar um concurso público (o último aconteceu há quase 10 anos) são claros exemplos. O Sindiagua lembra que a lei de criação da Cagece (número 9.499 de 1971) estabelece que o quadro de trabalhadores da empresa deve ser preenchido com realização de concursos.

A mesma lentidão é observada quando se trata de problemas administrativos que prejudicam a produtividade e as condições de trabalho, como os que foram citados no nosso último informativo. São eles: falta de EPIs e de fardamentos (clientes estão se recusando a receber funcionários da equipe de campo devido às péssimas condições do fardamento); unidades sem contratos de manutenção (ocasionando atrasos de até 45 dias no atendimento aos clientes); extintores vencidos e ar condicionados com defeito por vários dias em unidades devido à falta de contratos de manutenção; e trabalhadores terceirizados sem carteira assinada. Este último caso, um dos mais graves, mostra que a Cagece está descumprindo o código de ética da empresa que foi assinado pelo próprio presidente da Companhia. O código prevê o cumprimento da legislação vigente nos contratos de terceirização.

Situações como essa prejudicam a qualidade do serviço prestado à população e desrespeitam o trabalhador. Ou seja, mostram uma realidade diferente da que está sendo divulgada pelas ‘‘premiações’’ que a empresa recebe. O Sindiagua cobra mais uma vez a realização do concurso e a valorização do trabalhador.