23/12/2010

Cálculo de horas extras: Cagece insiste em prejudicar trabalhadores

A revisão do cálculo de horas extras foi uma importante conquista da categoria, reconhecida pela Justiça do Trabalho. No entanto, mesmo contrariando a ordem judicial, a presidência da Cagece insiste em manter o erro e está, através da sua assessoria jurídica, recorrendo no Tribunal Regional do Trabalho. A iniciativa da Cagece mostra uma verdadeira contradição da sua administração, pois a própria empresa já havia aceitado a decisão judicial e vem pagando as horas-extras com o cálculo corrigido. Agora, além de prejudicar a categoria novamente, a empresa corre o sério risco de pagar multas pelo descumprimento do que manda a lei e a Justiça.

O cálculo das horas extras defendido pela empresa é ilegal e prejudica os trabalhadores, pois os mesmos recebiam abaixo do que têm direito. Por isso, em abril deste ano, o Sindiagua apresentou ação trabalhista pedindo a correção do cálculo. A Justiça do Trabalho deu ganho favorável à categoria e, no dia 16 de novembro, apresentou certidão de conclusão do processo judicial obrigando a empresa a pagar o benefício alterando o cálculo e corrigindo os valores. O documento, com despacho assinado pelo Juiz Durval Cesar de Vasconcelos Maia, afirma que o prazo legal para apresentar recurso teria se esgotado. ‘‘Onde está o sentimento de justiça da presidência da Cagece? Os trabalhadores tiveram a reivindicação reconhecida pela Justiça. A própria Cagece já havia acatado ao começar a pagar as horas extras com o valor correto. E agora, a empresa tenta novamente descumprir o que manda a lei e prejudicar a categoria. O Sindiagua cobra da presidência da Cagece bom senso e cumprimento da decisão da Justiça’’, alerta Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua. Ele lembra que este tipo de postura fere o código de ética da empresa, que estabelece o respeito aos empregados e o cumprimento da legislação.