23/12/2010

Trajetória de luta

Criado há 27 anos, o Sindiagua possui uma rica trajetória de luta que teve início ainda na redemocratização do Brasil, quando o movimento sindical ganhava força na defesa da garantia dos direitos dos trabalhadores brasileiros. Ao longo de sua história, a entidade ajudou a alcançar importantes conquistas a favor da categoria. Na década de 80, por exemplo, obtivemos o primeiro Plano de Cargos e Salários da categoria e a realização do primeiro concurso público. Já na década de 90, denunciamos a vulnerabilidade no sistema de abastecimento de água na Região Metropolitana de Fortaleza e fomos uma das primeiras organizações sociais da América Latina a combater o avanço do neoliberalismo e a onda de privatização em nosso continente. Diferente do que aconteceu às empresas de energia e telecomunicações – que foram vendidas e hoje oferecem tarifas abusivas e são campeãs em reclamações do contribuinte – a mobilização dos trabalhadores e de diversos movimentos sociais impediu a privatização da Cagece para fortes grupos econômicos.

Hoje, podemos dizer que a história do Sindiagua em defesa do trabalhador, do serviço público de qualidade e do meio ambiente continua viva. A atual diretoria vem obtendo importantes avanços em favor da categoria, como o plano de saúde gratuito para maioria dos empregados.  Ao mesmo tempo, vem levantando voz junto ao Governo do Estado em defesa do concurso público e contra qualquer suposta tentativa de privatização do setor de saneamento. O debate realizado em audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza, em novembro passado, mostra que o Sindiagua continua atento e firme em suas convicções e na defesa de suas bandeiras.

O resultado favorável das eleições e a série de investimentos previstos para 2011 apresentam boas perspectivas, ao mesmo tempo que trazem grandes desafios. Neste cenário, podemos afirmar que o Sindiagua exercerá papel fundamental ao continuar fortalecendo a luta em favor do serviço público de qualidade e da universalização do saneamento, como sempre fez ao longo de sua história.

Texto escrito por Sergio Novais, ex-deputado federal e 1º Presidente do Sindiagua