24/01/2011

Sindiagua defende concurso público com a valorização dos terceirizados

No início de janeiro, o Governo do Estado anunciou que fará um corte de 20% no recurso destinado a terceirizados. A redução faz parte de um conjunto de ações para conseguir alcançar a meta de cortar R$ 500 milhões em custeio da máquina pública em 2011.
O Sindigua condena a iniciativa de cortar terceirizados. Para a diretoria da entidade, cortar trabalhadores nesse momento, além de prejudicar suas famílias, pode comprometer a capacidade de atendimento dos serviços públicos, prejudicando a população em geral.
“Defendemos mais uma vez a realização de concursos públicos para a contratação de servidores efetivos. Através do concurso, o Governo oferece uma oportunidade de os trabalhadores terceirizados assumirem postos no Estado, com todas as garantias e benefícios que os servidores possuem”, ressalta Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua. Para a entidade, é importante que o concurso tenha regras que valorizem candidatos com experiência na área de saneamento. ‘‘Isso, além de beneficiar trabalhadores terceirizados antigos que desejem concorrer a uma vaga, evitaria maiores gastos com treinamentos e fortaleceria a qualidade do serviço prestado pela Cagece’’, avalia Jadson.
Jadson relembra que a Cagece não realiza concurso há cerca de 10 anos. “É uma defasagem muito grande. A empresa possui atualmente um dos menores quadros de servidores entre as companhias de abastecimento de água do Nordeste”.