14/02/2011

Sindiagua defende plano de saúde de qualidade e mobiliza trabalhadores

O Sindiagua tomou conhecimento de que a Cagece vai lançar em breve um edital de licitação para a contratação de um novo plano de saúde para os trabalhadores da empresa. A contratação de uma nova empresa prestadora vem causando forte apreensão na categoria, que teme reviver as péssimas condições de atendimento e cobertura de planos anteriores.
O sindicato lembra que em maio do ano passado, o assunto foi tratado em uma reunião de negociação da campanha salarial, quando foi cobrada participação do Sindiagua na definição das condições para a contratação de um novo plano. Na ocasião, a Cagece se comprometeu a apresentar ao sindicato o termo de referência para elaboração do edital de licitação, no entanto, até o momento, nada chegou ao Sindiagua.
Em ofício enviado em junho de 2010, o Sindiagua apresentou à Cagece as condições mínimas que devem ser exigidas das empresas que pretendam participar da licitação do novo plano de saúde, com o objetivo de garantir que os trabalhadores tenham acesso aos serviços médicos-hospitalares de qualidade. No acordo coletivo 2010/2011, há uma cláusula que prevê o cumprimento das condições apresentadas pelo Sindiagua no ofício.
Os trabalhadores já sofreram muito com má qualidade de assistência em planos de saúde anteriores. O Sindiagua afirma que não aceitará alterações no plano que diminuam a oferta de atendimento e prejudiquem a qualidade de vida e o bem estar dos empregados e seus dependentes.

Sindicato mobiliza trabalhadores
No último dia 9, o Sindicato fez uma manifestação em frente à sede da Cagece onde cobrou transparência e respeito aos trabalhadores em relação à contratação de um novo plano de saúde. O ato teve a participação do suplente de senador e membro da direção do Sindiagua, Sergio Novais.
Na noite anterior, o presidente da Cagece enviou, por fax, um ofício ao sindicato marcando uma reunião para o dia 16. O ofício veio em resposta a uma solicitação de audiência feita em janeiro. Além de cobrar da Cagece informações sobre a licitação de um novo plano de saúde, a direção do sindicato vai discutir a antecipação do pagamento da PR (participação nos resultados), as horas-extras e o DSR. Pedimos aos trabalhadores que fiquem atentos e se mantenham mobilizados.