17/02/2011

Deputada Estadual Eliane Novais defende universalização do saneamento público

Na última terça-feira (15/02), a deputada estadual Eliane Novais (PSB) destacou a necessidade de aumentar os investimentos em saneamento público no Ceará e no Brasil. A parlamentar disse que o País tem avançado de um modo geral, porém em ritmo lento, e que a universalização da água tratada traria impactos positivos – sociais e econômicos – em diversos setores.
Ela informou que, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), no Brasil, apesar de a maioria das casas terem acesso à rede de água, nove milhões de moradias ainda necessitam de nascentes de rios, carros-pipa, ou chuva para obtenção de água para beber ou cozinhar. “No Ceará, 35% dos lares não têm acesso à rede de esgoto. Cerca de 60% das internações de crianças de 0 a 10 anos de idade provém da carência de água potável”, completou.
Eliane Novais disse que “se houvesse acesso universal ao saneamento em nosso País, teríamos uma redução de 25% no número de internações e um índice ainda maior no número de mortalidade”. Para ela, os investimentos em saneamento no Ceará e no Brasil, mesmo com os pequenos avanços, ainda não dão conta da carência nacional. “O desafio do saneamento universal não pode mais ser adiado, se quisermos atingir o real desenvolvimento”, ressaltou.
Por fim a parlamentar relembrou a histórica luta contra a privatização da água, liderada pelo Sindiagua, e reafirmou da importância de o setor de saneamento continuar como um serviço público, ao alcance de todos. “A luta contra a privatização permitiu que hoje alcançássemos conquistas importantes, como a Lei Nacional do Saneamento, marco regulatório que obriga governos estaduais e prefeituras a elaborarem planos estaduais e municipais de saneamento, com a participação da sociedade. A lei tem feito com que a pauta do saneamento seja obrigatória na agenda política do País”, concluiu. (Fonte: Assembléia Legislativa e mandato da deputada estadual Eliane Novais).