22/03/2011

Dia Mundial da Água: momento para refletir

A água doce equivale a menos de 3% de toda água do mundo – o restante é constituído por água do mar e não potável. Desses 3%, mais de 2,5% estão congelados na Antártica, no Ártico e em geleiras, não disponível para o uso humano. Em outras palavras, todas as necessidades de água doce do homem e dos ecossistemas dependem de 0,5% de água doce disponível no planeta.
Este dado mostra que preservar a água é um desafio que precisa ser assumido por todos. Um desafio que cada vez mais se torna uma tarefa difícil diante das agressões ao meio ambiente. Nos últimos anos, as mudanças climáticas -  provocadas, em grande parte, pelo aquecimento global - trazem previsões preocupantes. Do início ao fim do último século, o consumo de água aumentou seis vezes, duas vezes acima do crescimento populacional. Hoje, mais de 1 bilhão de pessoas vive sem acesso a uma quantidade mínima de água de boa qualidade e 46% a população mundial não tem água encanada em casa.
Por isso, no Dia Mundial da Água, o Sindiagua reafirma sua luta contra qualquer tipo de privatização do setor de saneamento e parabeniza todos os trabalhadores e lideranças políticas que sempre defenderam a água como bem público, enfrentando as políticas neoliberais.
Para relembrar: desde 1992, quando foi criado pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Água vem sendo celebrado seguindo as recomendações do capítulo 18 da Agenda 21, definida pela Conferência Nacional das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Durante os mandatos de deputado federal e de vereador de Fortaleza, Sergio Novais incluiu o Dia da Água nos calendários oficiais do País e da capital cearense com o objetivo de fomentar debates, campanhas educativas e ações de mobilização sobre o assunto.
O Dia Mundial da Água de 2011 terá como tema "Água para Cidades: Respondendo ao Desafio Urbano".

Veja como pequenas mudanças de hábito podem fazer a diferença:

• Fechar bem as torneiras e mantê-las fechadas ao escovar os dentes e ao lavar louças e roupas;

• Regular as descargas;

• Manter os encanamentos sem vazamentos;

• Trocar a mangueira pela vassoura para limpar a calçada e usar balde ao invés de mangueira pra lavar carro;

• Evitar banhos longos.

Fonte: Agência Nacional das Águas