Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

31/03/2011

Dia Mundial da Água é celebrado na Assembleia

A Assembleia Legislativa realizou, na tarde do último dia 22, sessão solene em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento, proposto pela deputada Eliane Novais em conjunto com deputado Lula Morais, contou com a presença de entidades ligadas às lutas relacionadas ao meio ambiente, sindicalistas e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.
Durante sua fala, Eliane Novais ressaltou necessidade de maiores investimentos na área de educação ambiental, conservação dos mananciais do Estado e lembrou, ainda, que, com o aquecimento global, o Nordeste pode sofrer agravamento do processo de desertificação. “Em regiões em que a água é escassa, as dificuldades serão maiores. O que mais vemos são catástrofes ambientais com perdas econômicas e humanas horríveis”, lembrou a socialista. Ainda sobre o assunto, a deputada lembrou da luta histórica que impediu a privatização da água e garantiu que o setor de saneamento se mantivesse como um serviço público.
Presente ao evento, o presidente do PSB de Fortaleza e membro da diretoria do Sindiagua, Sergio Novais, lembrou da importância dos investimentos relacionados à universalização da água e do esgotamento sanitário. “Hoje, por volta de 12 bairros sofrem com a ineficiência de abastecimento de água na capital. São mais de 100 mil pessoas precisando encher baldes de água, o que estimula a dengue e mazelas decorrentes da falta de tratamento da água”. Novais lembrou ainda que boa parte da rede de esgoto da cidade encontra-se com a vida útil comprometida, o que gera poluição em praias e mananciais.  
Outro palestrante do evento, o presidente do Sindiagua, Jadson Sarto, criticou a política de terceirização da CAGECE e frisou que apesar dos selos e premiações recebidas, a empresa deve aumentar seus investimentos em atendimento ao consumidor e na qualidade das condições de trabalho de seus funcionários. “Não é justo a empresa receber prêmio de excelência ao mesmo tempo que, muitas vezes, falta luva de 110mm para retirar vazamento de água ou um cidadão espera seis meses por uma ligação de água”.
O deputado Lula Morais ressaltou a importância dos investimentos no setor de saneamento em Fortaleza  lembrando como isso contribui para a expansão do serviço no interior.
O engenheiro agrônomo, chefe de gabinete da COGERH, Antônio Treze, falou das ações da Companhia para a garantir a reserva hídrica do Estado. Estavam ainda presentes ao evento representantes da Cagece, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, da Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza, da ARCE, além de trabalhadores do setor de saneamento e delegados sindicais do interior do Estado que foram mobilizados pelo Sindiagua. A solenidade ainda contou com o Coral das Águas da CAGECE.
No site do Sindiagua (www.sindiagua.org.br) é possível acessar vídeo sobre o evento.
 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br