06/05/2011

1º de maio unificado: centrais sindicais comemoram data reafirmando bandeiras

Uma manhã de muita festa e luta.  Assim foi celebrado o 1º de maio, no último domingo, no antigo Kartódromo da Praia Leste Oeste. A exemplo do que aconteceu em outros estados, um ato político foi realizado unindo a Central dos Trabalhadores e do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical e a Nova Central. A mobilização reforçou as grandes bandeiras dos trabalhadores – em especial a luta pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salários.
Sindicalistas, parlamentares e trabalhadores de diversas categorias participaram do ato político, que também defendeu o fim do fator previdenciário, a redução dos juros, a valorização do salário mínimo e a reforma agrária. Apresentações musicais, shows de humor e sorteios de bicicletas e de uma moto animaram ainda mais a manhã ensolarada.
Jadson Sarto, presidente da CTB-CE e coordenador geral do Sindiagua, lembrou que, apesar dos avanços que o País vem vivendo nos últimos anos e dos investimentos em políticas sociais, os trabalhadores ainda têm muitos motivos para lutar. “Nas últimas eleições o povo vem demonstrando que não aceita mais o projeto neoliberal do passado. Isso tem feito o País avançar em diversos setores sociais. Mas o neoliberalismo ainda é uma ameaça no Brasil. E, apesar dos avanços recentes, trabalhadores ainda têm muitos motivos para continuarem na luta. Por isso é fundamental a união de todas as categoriais e centrais”, ressaltou.