10/05/2011

Privatização ameaça serviço de saneamento em Iguatu

A Prefeitura de Iguatu enviou à Câmara Municipal um projeto de lei (No 020/2011) que trata da criação do Plano Municipal de Saneamento. Um dos artigos (No 21) do projeto vem causando temor aos trabalhadores do SAAE e à população. O texto do artigo permite que o poder executivo conceda o direito de exploração do serviço público municipal de saneamento a uma empresa privada. O projeto foi elaborado sem haver qualquer diálogo com os trabalhadores do SAAE e será votado nesta quinta (12/05).
O Sindiagua cobra explicações da prefeitura e lembra que todas as experiências de privatização do passado provocaram enormes prejuízos à população, como demissões, queda da qualidade do serviço e tarifas exorbitantes. “A água é um bem público, essencial para a saúde e a qualidade de vida da população. Não pode jamais ficar nas mãos de empresas privadas. No período mais intenso da onda de privatizações que tomou conta do Brasil, conseguimos impedir que a Cagece fosse vendida. Já as empresas de telefonia e energia foram privatizadas e hoje são campeãs de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor”, relembra Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua.