16/05/2011

Campanha salarial 2011: segunda rodada de negociação sem avanços

Após a realização da reunião na SRTE-CE que garantiu a manutenção do acordo coletivo em vigência até o final da campanha salarial 2011, a segunda rodada de negociação do Sindiagua  com a Cagece não apresentou avanços concretos. A segunda reunião foi realizada nesta quinta (12 de maio) e a empresa negou a grande maioria das propostas do Sindiagua que foram discutidas, optando simplesmente por manter o acordo vigente, sem melhorias.  O auxílio-creche e educação foi uma das pautas discutidas, mas a Cagece apresentou uma proposta de aumento bem abaixo do reivindicado sem estender a idade dos(as) filhos(as) beneficiados(as). Pontos importantes, como reajuste salarial, plano de saúde e concurso publico ainda não entraram em discussão.
‘‘O Sindiagua lamenta o resultado da reunião, especialmente por termos uma nova direção a frente da empresa. Esperava-se uma postura um pouco mais sensível com os trabalhadores. A postura da Cagece no início das negociações deste ano foi igual a de anos anteriores”, lamenta Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua.
Além de Jadson, participaram da reunião representando o Sindiagua Linaide Crispim, Antonio de Oliveira, Haroldo Ribeiro, Carlos Sá, Antonio Flávio e o advogado Allysson Costa. Pela Cagece, estiveram presentes Maurício Braga, Sheila Dantas, Otávio Frota, Ronaldo Queiroz, Francisco Josineto e os advogados Antonio Cleto e Eveline Pereira.
A próxima reunião será realizada no dia 19. O sindicato pede que a categoria se mantenha mobilizada e atenta. Confira neste informativo a ata e os resultados da segunda reunião de negociação da campanha salarial 2011.

CONFIRA A ATA DA SEGUNDA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO
Vigência e data-base

CAGECE e SINDIÁGUA: em consenso

Abrangência
CAGECE e SINDIÁGUA: em consenso

Descongelamento do Anuênio (1%)
CAGECE: Renova a cláusula 8ᵃ do ACT 2010/2011

Gratificação de Condução Veículos
CAGECE: Renova a Cláusula 9ᵃ do ACT 2010/2011 e propõe a elevação do valor de R$ 235,00 para R$ 250,00 (veículo) e estende a todos os supervisores
SINDIÁGUA: Pendente com proposta de elevação da tabela da gratificação em 10% para cada faixa do parágrafo terceiro do ACT 2010/2011

Incentivo Motorista
CAGECE: Nega a proposta do SINDIÁGUA

Auxílio Moradia
CAGECE: Renova a Cláusula 11ᵃ do ACT 2010/2011 e eleva valor do auxílio de R$ 370,00 para R$ 393,00 e de R$ 270,00 para R$ 287,00
SINDIÁGUA: Pendente com proposta de concessão do auxílio por três anos e correção do valor pelo IGPM

Vale Transporte
CAGECE: Renova a Cláusula 13ᵃ do ACT 2010/2011
SINDIÁGUA: Apresentará a listagem das pessoas que se cadastraram após o ACT 2010/2011 e até 12.05.2011 para ser analisada a possibilidade de não proceder ao desconto de 6%.

Indenização por morte e invalidez
CAGECE: Renova a Cláusula 18ᵃ do ACT 2010/2011

Auxílio Creche / Educação
CAGECE: Renova a Cláusula 20ᵃ do ACT 2010/2011 e eleva valor do auxílio de R$ 300,00 para R$ 320,00

Convênio Farmácia
CAGECE: Renova a Cláusula 22ᵃ do ACT 2010/2011
SINDIÁGUA: Pendente e propõe o reembolso dos materiais descartáveis de uso contínuo que deverá ser realizado mediante relatório do médico assistente com respectivo cupom fiscal, devendo ser homologado pelo departamento médico da empresa.

Auxílio Filho Portador de Necessidades Especiais
CAGECE e SINDIÁGUA: Acordada com a renovação da Cláusula 23ᵃ do ACT 2010/2011 com elevação do valor de R$ 520,00 para R$ 550,00, acréscimo de guarda judicial no caput da cláusula, e alteração do nome da GETRA para Gerência de Administração de Pessoas - GAPES no parágrafo único.

Ausência Justificada
CAGECE: Renova a Cláusula 25ᵃ do ACT 2010/2011

Quilometragem
CAGECE: Nega a proposta do Sindiágua
SINDIÁGUA: O Sindicato solicita a apresentação da norma interna referente à cláusula para possível exclusão

Cargos Comissionados e/ou função gratificada

Aposentadoria por invalidez
CAGECE: Nega a proposta do Sindiágua referente ao plano de saúde e deixa pendente em relação ao salário incentivo constante do PRSP para aprofundar estudo sobre a matéria

Diárias

Aposentado com contrato vigente

Conselho Administração
CAGECE: Nega a proposta do Sindiágua
SINDIÁGUA: Concorda com a exclusão, mas ressalta que o Sindicato irá solicitar junto ao órgão competente a criação da vaga e destinação ao Sindiágua.