20/05/2011

Editorial

Condutas intransigentes, que cerceiam a possibilidade de livre manifestação de qualquer sindicato (especialmente em um importante processo de negociação e de campanha salarial) não são justificáveis. Desrespeitam e complicam as relações cordiais existentes para os interesses tanto da classe trabalhadora como das empresas.  Em uma negociação, os advogados devem cumprir o papel de assessorar, sem tomar posições políticas ou de qualquer outro tipo de interesse que não seja exclusivamente das partes envolvidas.
Por esse motivo, acreditamos que o episódio ocorrido esta semana está em desacordo não só com a categoria, mas com a posição política da presidência da Cagece. Foi esta situação criada que fez com que a terceira rodada de negociação fosse suspensa até que o diálogo se restabeleça entre Cagece e Sindiagua.
Por entendermos que as negociações do ACT devem ocorrer dentro da mais completa harmonia, até por se tratar da busca de acordo, ficamos indignados com posturas intransigentes que inibem as reivindicações dos trabalhadores da Cagece. Reafirmamos a autonomia constitucional dos sindicatos, na organização dos seus trabalhadores e consideramos que as decisões ocorridas nas negociações do ACT são uma forma legítima de demonstrar o grau de satisfação em relação ao posicionamento da Classe Trabalhadora com a sua Empresa.
Repudiamos, sob protesto, esta conduta e acreditando, inclusive, que tal postura possa ser superada na próxima etapa. Este momento, dito democrático, não permite atitudes anti-sindicais. Esperamos que a retomada do processo de negociação nessa campanha salarial ocorra pelo bom senso e respeito aos trabalhadores.