24/05/2011

Sindiagua defende todos os profissionais da Cagece e a realização de concurso público

A defesa dos trabalhadores e do serviço público de qualidade, mais do que uma bandeira, é missão de todo o sindicato. Com o Sindiagua sempre foi assim. Ao longo de sua história, a entidade sempre foi combativa na defesa da categoria e do acesso universal à água e ao saneamento.
O Sindiagua foi uma das organizações pioneiras na luta contra as privatizações no País. E a união de todos os trabalhadores foi fundamental para que a Cagece não fosse privatizada durante o período mais duro dos governos neoliberais no Brasil e no Ceará. Aliás, foi a qualidade e a competência do corpo técnico da Cagece (engenheiros, advogados, administradores, contadores, entre outros) que, em 1996, elaborou um estudo comprovando a viabilidade econômica e técnica da ampliação da Estação de Tratamento (ETA) do Açude Gavião  com recursos públicos, eliminando a justificativa e os argumentos da sua privatização e, consequentemente, a demissão de vários trabalhadores.
Infelizmente, resquícios do neoliberalismo ainda existem. Prova disso é o fato de muitos setores das Cagece (e de vários outros órgãos públicos) não serem ocupados por funcionários próprios e de carreira e, sim, por empresas de grupos privados. É por isso que defendemos veementemente o concurso público, bandeira histórica da categoria. É por isso que cumprimos permanentemente nosso papel de defender o corpo técnico da empresa. A história já nos mostrou que defendendo os trabalhadores da casa, estamos defendendo a Cagece e um serviço público de qualidade.