30/05/2011

Presidência da Cagece condena retirada de faixas

Durante a reunião realizada nesta quarta (25/05) com a diretoria do Sindiagua, o presidente da Cagece, Jurandir Santiago, afirmou ser contrário à retirada das faixas colocadas pelo Sindiagua em frente a sede da empresa. O questionamento foi feito pelo coordenador geral do sindicato, Jadson Sarto, que solicitou um posicionamento da empresa sobre o assunto. Segundo Santiago, a retirada das faixas foi uma iniciativa pessoal de uma funcionária da empresa e um fato isolado, sem nenhuma orientação da Cagece. O episódio ocorreu na semana passada e motivou a suspensão temporária das negociações da campanha salarial. O presidente da companhia, que é advogado, ressaltou que a empresa não se opõe à colocação das faixas, independente de quantas forem. O diretor de gestão empresarial da companhia, José Alberto, e o presidente da comissão de negociação da Cagece, Maurício Braga, estavam presentes na reunião e concordaram com as declarações do presidente da Cagece.
Jadson deixou claro que o Sindiagua fez questão de ouvir a posição da empresa, tendo em vista que a atitude foi considerada um desrespeito aos trabalhadores e ao sindicato, que sempre se manifestou livremente em todas as campanhas salariais. “A reunião foi importante para que o lamentável episódio fosse esclarecido. A categoria precisava saber se as motivações que estavam por trás da retirada das faixas eram realmente de cunho pessoal ou se era uma orientação da direção da Cagece, o que inviabilizaria o andamento das negociações. Como tivemos a garantia da empresa de que foi um fato isolado, agora vamos tratar dessa questão separadamente e independente das negociações”.
A retomada do diálogo foi defendida na reunião para que o episódio não comprometesse a campanha salarial e a construção de um acordo coletivo. “Esperamos que, a partir de agora, possamos retomar com tranquilidade as rodadas de negociação, com possibilidades concretas de avanços para a categoria”, finalizou Jadson Sarto. Também participaram da reunião pelo Sindiagua Haroldo Ribeiro, Marcus Vinícius, Carlos Sá e Linaide Crispim.