30/05/2011

Terceira rodada de negociação é uma das piores da história

Cagece e Sindiagua realizaram, nesta quinta (26/05), a terceira rodada de negociação da campanha salarial que havia sido suspensa na semana passada. Novamente não houve avanços na pauta discutida. Praticamente todas as reivindicações da categoria foram negadas pela empresa. Em algumas, a Cagece apresentou contrapropostas, no entanto bem aquém do que está sendo reivindicado pelos trabalhadores. Exemplo disso foram as propostas de reajuste da empresa para o vale-alimentação e o vale-lanche. A companhia defendeu um aumento de apenas R$ 1,50 e R$ 0,36 respectivamente. Em relação à indenização pela utilização de veículos, o reajuste proposto foi irrizório: 1 centavo para moto  e 3 centavos para carro. Outros pontos importantes da pauta de reivindicações da categoria foram debatidos e negados pela empresa como, por exemplo, o auxílio-educação/ graduação/pós-graduação.
Sobre o concurso público, a empresa afirmou que será feito um novo levantamento da demanda de vagas. A proposta anterior (para 369 vagas) que havia sido entregue ao governador na gestão passada vai ser reestudada, mas nenhum prazo de conclusão foi apresentado. No entanto, mesmo ainda sem realizar o estudo, a comissão de negociação da Cagece já adiantou que não vai atender ao número de vagas reivindicado pelos trabalhadores.
A diretoria do Sindiagua avaliou a terceira reunião de negociação como uma das piores de todas as campanhas salariais que o sindicato já realizou. “Imaginávamos uma conduta bem diferente, já que temos uma nova direção à frente da companhia. A categoria aguarda uma mudança de postura nas próximas mesas de negociação, para o bem da categoria, que quer construir um acordo coletivo com melhorias concretas”, afirmou Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua. A Cagece foi representada na reunião pela comissão de negociação da empresa, presidida por Maurício Braga. Pelo Sindiagua participaram: Jadson Sarto, Linaide Crispim, Antônio de Oliveira, Haroldo Ribeiro, Carlos Sá e Wilson Gomes.

Confira a ata da 3a reunião de negociação da campanha salarial dos trabalhadores da Cagece

Gratificação de Gestores
CAGECE: Exclusão da proposta do SINDIÁGUA mas, esclarece que o reajuste da gratificação dos gestores será concedido na forma que for implantado o índice para os salários, de forma linear.

PLR
CAGECE: Renova a cláusula 10ª do ACT 2010/201, com mesmo valor de PLR, e exclusão do indicador de gerenciamento de resultados propondo a distribuição do peso para premiação aos demais indicadores; após a aprovação da diretoria apresentará a proposta de metas para 2011.

Vale Alimentação e Vale Lanche
CAGECE: Renova a cláusula 12ª do ACT 2010/2011 e propõe a elevação do valor do vale alimentação de R$ 23,20 para R$ 24,70 e do vale lanche de R$ 4,64 para R$ 5,00.

Auxílio-Educação / Graduação / Pós-Graduação
CAGECE: Renova a cláusula 14ª do ACT 2010/2011

Complementação de Auxílio Doença
CAGECE: Renova a cláusula 17ª do ACT 2010/2011 e propõe a elevação do valor de R$ 520,00 para R$ 550,00.
SINDIÁGUA: Acordado em relação ao valor e deixa pendente o parágrafo terceiro.

Indenização pela Utilização Veículos
CAGECE: Renova a cláusula 21ª do ACT 2010/2011 e propõe a elevação do valor do quilometro rodado de R$ 0,79 para R$ 0,82 e da moto de R$ 0,32 para R$ 0,33.

Piso dos Engenheiros

Prêmio Aposentadoria

Alterações no PRSP

Cageprev

Implantação do Plano de Saúde Suplementar
CAGECE: A CAGECE constituirá, no prazo de trinta dias após a homologação do Acordo Coletivo, comissão especial composta pela Companhia e pelo Sindiágua para, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, apresentar estudo à diretoria da Companhia sobre a possibilidade de implantação de plano de saúde suplementar.
SINDIÁGUA: Acordada

Hora Extra para Supervisores

Adicional de Insalubridade

Liberação de dirigentes sindicais