Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

01/08/2011

Conselho de Representantes do Sindiagua debate saneamento público e reforma política

A reunião do Conselho de Representantes do Sindiagua, realizado na sede do sindicato nos dias 21 e 22 de julho, contou com a presença de convidados que debateram assuntos diversos. O deputado estadual Lula Morais participou da reunião abordando como tema a reforma política que está sendo discutida no congresso nacional. O parlamentar tirou dúvidas sobre diversos pontos que estão em discussão no Senado e na Câmara dos Deputados. Entre os principais pontos defendidos por ele estão a maior participação popular, transparência e o financiamento público de campanhas.
A deputada estadual Eliane Novais também foi palestrante da reunião e abordou o tema erradicação da miséria e os desafios do saneamento. Em sua fala, a parlamentar apresentou dados que colocam o Ceará entre os estados com maior número de pessoas em extrema pobreza. “Cerca de um milhão de pessoas com renda mensal de até R$ 70 per capita moram no nosso Estado”. A deputada defendeu o saneamento como uma das principais saídas para erradicar a pobreza.
“O saneamento tem impacto direto na economia, turismo, saúde, moradia, meio ambiente e geração de emprego e renda. Se o saneamento fosse para todos, teríamos uma redução drástica do número de internações em hospitais, elevaríamos o PIB do setor de turismo (gerando emprego e renda), melhoraríamos as condições de moradia e a renda do trabalhador”, defendeu.
Sergio Novais, presidente do PSB de Fortaleza e coordenador de saneamento do Sindiagua, fez um balanço da campanha salarial e falou sobre a gestão pública. Segundo ele, a última campanha salarial demonstrou que há uma dificuldade de diálogo do governo do estado com o movimento sindical e isso tem provocado um clima de insatisfação entre os trabalhadores. Citou as várias greves que estão acontecendo e destacou que há obras físicas sendo feitas, mas sem investimentos na qualidade da prestação do serviço público que é só é possível, principalmente, com a realização de concursos públicos. Citou como exemplo o Hospital do Cariri, ainda sem funcionar.
Participaram também da reunião o membro da direção nacional do PSB, Josué de Freitas, e os representantes da Casa de Amizade Brasil Cuba, Eunice Bezerra e Cecília Cruz, que fizeram um relato sobre a história de militantes cubanos que estão presos injustamente nos Estados Unidos.
Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua, conduziu a reunião e destacou a importância da presença dos convidados. “Discutimos temas de interesse dos movimentos sindicais que contribuem para a formação política dos associados”, ressaltou.
O último dia da reunião foi dedicado a informes do interior e da capital, encaminhamento de sugestões e propostas e à apresentação do novo site.

 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br