31/08/2011

Campanha salarial: Sindiagua convoca assembleia geral extraordinária para discutir proposta da Cogerh

No dia 23 de agosto foi realizada a terceira e última reunião de negociação da campanha salarial dos trabalhadores da Cogerh. Na ocasião, foram discutidas as cláusulas que ficaram pendentes nas duas últimas rodadas. Em relação ao reajuste salarial, a proposta da empresa ficou em 8,9% (reposição do INPC com mais de 2% de aumento). Já para o vale-alimentação, a proposta foi de R$25,20. O valor apresentado para o auxílio-creche foi de R$330,00.
Sobre o plano de Saúde, a empresa concordou em estender a idade dos dependentes para 28 anos. Também concordou em implantar o reembolso de medicamentos com valor mensal de até R$100,00.
A empresa propôs ainda finalizar a elaboração de uma proposta de PCC em outubro deste ano para ser apresentada ao Conselho de Administração da companhia.
Mais uma vez o Sindiagua cobrou da Cogerh a realização de concurso público, tendo em vista que o último foi realizado em 2002.  A Companhia definiu que encaminharia uma proposta de edital para 100 vagas ao Governo do Estado. ‘‘O Governo do Estado anunciou recentemente a realização de concursos para a Secretaria da Educação (Seduc), a Secretaria da Justiça (Sejus), a Polícia Civil, o Detran e a Polícia Militar (PM). Por que a Cagece e a Cogerh não estão na lista dos poucos concursos públicos anunciados pelo Governo do Estado? Este fato coloca em dúvida o tratamento dado pelo governo ao saneamento, ao acesso à água e aos recursos hídricos do Ceará’’, questionou Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
Por fim, sobre a cláusula relativa às funções de confiança, a Cogerh propôs discutir a revisão do estatuto e do regimento interno da empresa com os empregados para posteriormente submeter ao Governo do Estado.
A terceira reunião de negociação teve a participação do presidente da Cogerh, Francisco José Teixeira, e dos diretores do Sindiagua Jadson Sarto, presidente da entidade, Virgílio César e Haroldo Ribeiro, além do advogado Carlos Águila.
O próximo passo é discutir a proposta da empresa e todos os itens da pauta de reivindicações com os trabalhadores da companhia. Para isso, a diretoria do Sindiagua está convocando a categoria para participar da Assembléia Geral que ocorrerá no dia 2 de setembro, às 9h, em primeira convocação. O edital, que foi veiculado em jornal local no dia 29 de agosto, pode ser lido neste informativo.