22/09/2011

Confira resumo na última reunião da MENP

A última reunião da Mesa de Negociação Permanente (MENP), realizada no dia 21/09, Cagece e Sindiagua novamente discutiram diversas reivindicações da categoria. Veja abaixo um resumo dos pontos debatidos:

Descanso Semanal Remunerado (DSR) - uma nova proposta de pagamento das diferenças salariais referentes ao benefício foi apresentada pela empresa.  A quitação dos valores devidos no período de janeiro de 2006 a fevereiro de 2008 seria feita nas seguintes condições: pagamento em até 24 vezes com o valor mínimo da parcela de R$ 200,00. Para quem tem valores a receber acima de R$ 4.800,00, a quitação será feita também de 24 vezes, não importando o valor da parcela. O Sindiagua já está consultando os trabalhadores beneficiados sobre a proposta de pagamento feita pela Cagece. A diretoria da entidade pede que os interessados entrem em contato com o sindicato para tomar conhecimento do assunto e avaliar a proposta.

Auxílio-creche para filhos com guarda judicial – a empresa propôs que o Sindiagua solicitasse um aditivo no ACT 2011/2012 alterando a cláusula que trata do assunto, para garantir que o funcionário que tem filho com guarda judicial também receba o benefício, da mesma forma como já acontece na cláusula do Plano de Saúde.

Plano de Saúde Suplementar – foi formada uma comissão para discutir a implantação do plano de saúde suplementar. Pelo Sindiagua, vão participar o diretor Haroldo Ribeiro, o atuário contratado pelo Sindiagua, Tiago Marques, e um advogado da assessoria jurídica do sindicato. A Cagece ficou de agendar a primeira reunião para a próxima semana. A companhia informou que o edital para contratação de empresa prestadora de plano de saúde será publicado ainda no mês de setembro. O Sindiagua alertou que a empresa terá que cumprir o que determina a cláusula 16ª, parágrafo primeiro do ACT 2011/2012 e as atas das reuniões de negociação da campanha salarial deste ano. Os documentos garantem, no caso da contratação de uma nova empresa prestadora do serviço, que os trabalhadores não terão prejuízos na qualidade e na cobertura de atendimento médico hospitalar.

Revisão do PCR – a Cagece não declarou com firmeza que irá cumprir o prazo previsto no ACT 2011/2012, conforme a cláusula 5ª, parágrafo 6º, que obriga a criação de uma comissão em outubro deste ano para dar início à revisão do PCR. O Sindiagua não adminitirá o descumprimento do acordo e, se necessário, tomará providências jurídicas.

Vale-transporte – A Cagece sugeriu ao Sindiagua que solicitasse um aditivo modificando a cláusula do ACT vigente, para que a Cagece proporcione os vales conforme a real necessidade dos trabalhadores.

PLR –A empresa apresentou algumas propostas de mudança nos quesitos de avaliação da PLR. Na proposta, as metas de alguns indicadores foram reduzidas, garantindo maior possibilidade de atingir percentuais mais satisfatórios do que nos anos anteriores.

Horas-extras da UN-BAC (Sobral) – A Cagece informou que, até a próxima reunião da MENP, marcada para o dia 18/10/2011, informará ao Sindiagua os valores devidos a cada empregado. A GAPES ficou de apresentar os valores para a diretoria da empresa que decidirá se vai autorizar ou não o pagamento das horas-extras. A empresa, durante um bom tempo, não pagou integralmente as horas trabalhadas nos finais de semana. A situação só foi resolvida depois que o Sindiagua denunciou a irregularidade, mas os trabalhadores ainda aguardam o recebimento dos valores atrasados. Grande parte dos trabalhadores que foram prejudicados já receberam o pagamento da dívida, ainda na gestão anterior da Cagece.

Concurso Público - A companhia informou que um estudo preliminar foi concluído pelas diretorias da empresa e que será formado um grupo de trabalho para elaborar o Termo de Referência para publicação do Edital. A previsão dada pela empresa é de que o edital seja publicado somente em março de 2012. No entanto, a empresa não apresentou definição de cargos e nem tampouco de quantidade de vagas previstas.
O Deputado Estadual Lula Morais reafirmou, durante o VIII Contraec, promovido pelo Sindiagua nos dias 15, 16 e 17 de setembro, que teve conversa com o governador do Estado sobre o assunto. O governador teria assumido o compromisso de, até o final da atual gestão, igualar o número de terceirizados e de funcionários próprios da companhia através do concurso. Hoje a proporção é de 3 terceirizados para cada cageciano.“Vamos seguir firmes na luta pelo concurso público. A Cagece já ficou de fora da última lista de concursos apresentada pelo Governo do Estado. Isso demonstra claramente que o saneamento, essencial para a saúde da população, não tem sido tratado com prioridade”, questionou Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.