13/10/2011

Privatização da água no Ceará ainda é uma ameaça

A ameaça de privatização novamente parece rondar a Cagece. Há algum tempo o Sindiagua vem tendo acesso a notas publicadas em informativo de empresas do ramo de venda de ações que divulgam uma suposta intenção do Governador Cid Gomes de privatizar a Cagece. No início do ano, o Sindiagua chegou a enviar ofício ao governador Cid Gomes e à secretaria das Cidades pedindo esclarecimento sobre o assunto e repudiando qualquer tentativa de privatização da companhia.
Em resposta, a Cagece informou que a privatização não faria parte das diretrizes do governo. No entanto, no último dia 3 de outubro, mais uma nota trouxe o assunto de volta. O texto, publicado no mesmo boletim das vezes anterioes, afirma que “Cid Gomes está escrevendo a privatização da Cagece por linhas tortas”
Segundo a nota, o Governador Cid Gomes estaria fechando uma PPP que seria um “test drive” para privatizar a Cagece.
O Sindiagua mais uma vez reafirma: nenhuma tentativa de privatização da empresa será aceita pela entidade. A história de luta do Sindiagua e dos trabalhadores do setor de saneamento comprovam que a privatização da água é repudiada pela categoria, pelos movimentos populares e pela sociedade civil. As experiências neoliberais de privatização no Estado trouxeram graves prejuízos ao trabalhador e à população, como demissões em massa, aumentos exorbitantes de tarifa e queda na qualidade do serviço.
A diretoria do Sindiagua já encaminhou novo ofício à Cagece solicitando uma reunião para que novos esclarecimentos prestados sobre o assunto. Estamos vigilantes!