25/10/2011

Sindiagua e Cogerh retomam negociação

Sindiagua e Cogerh voltaram a se reunir no último dia 19/10 para mais uma rodada de negociação, após a assembléia geral da categoria (realizada no dia 30/09) ter rejeitado a proposta de acordo coletivo da companhia. Ao todo, nove propostas de cláusulas apresentadas pela Cogerh não foram aprovadas pelos trabalhadores. Entre elas estão a que trata do auxílio-medicamento contínuo. A Companhia apresentou restrição sobre os medicamentos a serem ressarcidos. O presidente da Cogerh, Francisco Teixeira, aceitou elaborar uma nova redação para desburocratizar o ressarcimento dos remédios.
Nas cláusulas relacionadas ao PCC, a companhia concordou em retirar o nome da empresa IAG Consultoria – contratada para elaboração do Plano – incluindo na redação apenas o nome da Cogerh. “Essa reivindicação tinha o objetivo de garantir que a elaboração do plano fosse tratada como um compromisso de interesse público, sem atrelar o cumprimento da cláusula à iniciativa privada”, ressaltou Jadson Sarto, presidente do Sindiagua. A categoria também reivindica que a elaboração do Plano seja realizada até dezembro deste ano. O presidente da Cogerh ficou de submeter este ponto ao Conselho de Administração.
Sobre a Participação nos Resultados da Empresa e a Gratificação por Desempenho, a Cogerh reafirmou que se compromete em colocar as reivindicações dentro do processo de elaboração do PCC, unificando os dois pontos em uma remuneração a ser recebida anualmente.
Sobre o concurso público, os trabalhadores reivindicaram a participação da categoria no estudo sobre a definição das vagas. O presidente propôs a criação de uma comissão para elaborar o edital do concurso, com a participação dos empregados. Por fim, em relação às funções de confiança, a companhia concordou em alterar a redação da proposta apresentada, incluindo os empregados da empresa no texto da cláusula.
O presidente da Cogerh afirmou que a nova proposta de acordo será apreciada pelo conselho administrativo em reunião marcada para o dia 4 de novembro. Somente após esta reunião apresentará a proposta final ao Sindiagua.
A diretoria do sindicato informa que aguardará a posição do conselho de administração para convocar nova assembleia dos trabalhadores.