01/11/2011

Presidente do Sindiagua cobra concurso e respeito aos trabalhadores durante sessão em homenagem ao dia do servidor público

A Assembléia Legislativa do Ceará realizou, no dia 27 de outubro, sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor, celebrado anualmente no País no dia 28 de outubro. A iniciativa atendeu a requerimento das deputadas Eliane Novais e Rachel Marques. O evento contou com a presença de diversas lideranças políticas e sindicais, entre elas o presidente do Sindiagua e da CTB-CE, Jadson Sarto, que, em pronunciamento na tribuna, cobrou ações do Governo do Estado que apontem para a valorização dos servidores e criticou o uso da força policial na greve dos professores. Jadson afirmou que, mais do que uma data de celebração, o dia do servidor é também um dia de luta. “Infelizmente, o atual Governo do Estado não nos dá muitos motivos para comemorar”, criticou o presidente que defendeu a realização de concursos e condenou qualquer tentativa de privatização da Cagece, que há 10 anos não realiza um concurso e tem sido alvo de notícias que indicam uma possível tentativa de venda da estatal.
Em seu discurso, a deputada Eliane Novais lembrou que passados mais de 20 anos da promulgação da Constituição Federal, onde se garantiu aos trabalhadores o direito a sindicalização e a realização de greve, o Brasil possui ainda uma dívida histórica com os milhares de servidores públicos.
’’Não são poucas as reivindicações de diversas categorias que atuam na máquina pública e enfrentam uma série de adversidades, que vão desde a baixa remuneração e defasagem salarial, até ao reduzido número de funcionários para desempenhar as atividades do serviço público, sem contar com as dificuldades estruturais e humanas no ambiente de trabalho. Na maioria dos casos, estes trabalhadores enfrentam também dificuldades no acesso à assistência à saúde e à aposentadoria de qualidade’’, ressaltou a parlamentar.
Diversos servidores foram homenageados na sessão solene.