23/12/2011

Pagamento do DSR passa a constar no Acordo Coletivo. Primeira parcela saiu.

Após longa batalha e sucessivos atrasos no pagamento, os trabalhadores começaram a receber Descanso Semanal Remunerado (DSR) referente ao período de janeiro de 2006 a fevereiro de 2008. A empresa chegou a descumprir duas vezes prazos de pagamento que foram acertados com o Sindiagua. Segundo a direção da companhia, as dificuldades em calcular os impostos de uma dívida retroativa de 600 trabalhadores foi o principal motivo do novo atraso. A direção do Sindiagua alertou que desta vez era a palavra do presidente da companhia que estava sendo descumprida. “Durante reunião com o Sindiagua no dia 3 de novembro, ele mesmo (o presidente da Cagece) garantiu que a primeira parcela do DSR sairia na folha de novembro”, afirma  Jadson Sarto, presidente do Sindiagua.
Para evitar problemas em parcelas futuras, o Sindiagua encaminhou como solução a inclusão de um aditivo ao Acordo Coletivo 2011/2012, através do qual fica garantido que a proposta de quitação da dívida acordada com os trabalhadores será cumprida pela Cagece. Segundo Jadson Sarto, o aditivo dará uma garantia maior aos trabalhadores de que a dívida será quitada. “Os atrasos da Cagece são inconcebíveis, mas, creio que, pelo menos agora, teremos mais segurança de que o DSR será pago. A promessa fica mais amarrada”, avalia Jadson Sarto.