24/01/2012

Presidente do Sindiagua participa do Fórum Social Mundial

O presidente do Sindiagua e da CTB-CE, Jadson Sarto, está participando do Fórum Social Temático 2012, que acontece entre os dias 24 e 29, em Porto Alegre. Jadson acompanha uma comitiva de sindicalistas ligados à Central que está promovendo uma série de atividades no evento.  O Fórum Social Temático (FST) se insere no processo de organização do Fórum Social Mundial (FSM) e será uma etapa preparatória a Cúpula dos Povos na Rio+20, que se reunirá na Cidade Maravilhosa entre 20 e 21 de junho de 2012. O FSM é um espaço de debate democrático de idéias e troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Surgiu em 2001 em contraposição ao Fórum Econômico Mundial de Davos. Este ano, o tema central do evento é “A Crise capitalista – justiça social e ambiental”.
Jadson pretende participar do Fórum buscando levar, além da pauta em defesa da valorização do trabalhador,  a experiência do Sindiagua na luta contra a privatização da água. “Temosque debater esse tema permanentemente, porque a privatização do serviço de saneamento ainda é uma ameaça vigente”, afirmou.

Programação sindical
Durante o Fórum, a CTB promoverá diversas atividades e discussões, com destaque para as duas mesas sobre a integração latino-americana, em parceria com o Encontro Nossa América (ESNA) e o Instituto de Estudos Estratégicos da América do Sul – INTERSUL, com o apoio do Centro de Estudos Sociais -CES,  no dia 27 (sexta-feira).
Outra iniciativa da CTB, desta vez em parceria com as centrais sindicais será a realização de debates que abordarão a questão da juventude e a crise capitalista; Desenvolvimento Sustentável, Rio +20 e Trabalho Decente; Agricultura familiar, Segurança Alimentar e Sustentabilidade; e o Movimento Sindical e Perspectivas para a classe trabalhadora.
Ao longo da semana os cetebistas participam ainda de uma grande plenária nacional, que acontece no dia 25 (quarta-feira) na sede da Fetag-RS e da assembleia dos movimentos sociais (CMS), partir das 14 horas na Usina do Gasômetro.
Para o representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Joaquim Pinheiro, o tema da crise internacional potencializa a aglutinação dos movimentos e aponta para uma boa jornada de lutas.

Confira na integra a programação da CTB no Fórum Social 2012:
Dia 24 de janeiro
15h  Marcha de abertura - Largo Glênio Peres, em Porto Alegre
Concentração da CTB na FETAG a partir das 13:30h Rua Santo Antonio,121 -  Bairro Floresta
17h - Lançamento do samba-enredo em homenagem a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) -
Parque Harmonia na cidade de Porto Alegre/RS

Dia 25 de janeiro
14h “Juventude e a Crise Capitalista”
Tenda Central do Acampamento da CTB Jovem no Parque da Harmonia  na Cidade de Porto Alegre/RS.
14h - Movimento Sindical e Perspectivas para os trabalhadores
Proponentes: CGTB,CTB,CUT,FS,UGT,NCST e DIEESE
Assembleia Legislativa - auditório Dante Barone
19 h -  Plenária da CTB
FETAG Rua Santo Antonio, 121 Bairro Floresta
Crise Capitalista, justiça social e ambiental e o projeto da CTB

Dia  26 de janeiro
9h - Debate "Estratégias e Propostas para a intervenção dos Movimentos Sociais e  do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Rio +20"
Promovida pela CONTAG.
FETAG – Rua Santo Antonio,121 Bairro Floresta
14h - Desenvolvimento Sustentável, Rio +20 e Trabalho Decente.
CGTB,CTB,CUT,FS,UGT,NCST  E OIT
Assembleia Legislativa - auditório Dante Barone
14 as 18h  - Debate "O que fazer com os resíduos químicos do mundo?"
Promovida pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) e Escola Nacional dos Farmacêuticos

Dia 27 de janeiro
8:30h “Integração Latino Americana Razões Macro Econômicas e Políticas e Sociais”. Tem como objetivo debater junto as suas entidades filiadas e entidades parceiras a construção de um projeto macro econômico regional e a  consolidação do desenvolvimento com valorização do trabalho como forma de superar a atual crise capitalista.
14:30h “Integração Latino Americana: Alternativa concreta para a classe trabalhadora diante da crise capitalista”. Tem como objetivo debater e buscar alternativas da classe trabalhadora para enfrentar a crise.
Proponentes: CTB, Encontro Nossa America- ESNA e o Instituto de Estudos Estratégicos da America do Sul - INTERSUL com o apoio do Centro de Estudos Sindicais - CES
Local: STRE- Av. Mauá, nº 1013 - 10º andar, Porto Alegre- RS.

Dia 28 de janeiro
8:30h - Assembleia dos Movimentos Sociais
Usina do Gasômetro
14h - IV MERCOFITO - Organizado pelos países do MERCOSUL, o Encontro foiincorporado às atividades do Forum Social Temático, e será coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente do RS em parceria com a CTB, CUT, Itaipu Binacional e terá como debatedores, representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Fonte: CTB com informações da assessoria do Sindiagua