29/02/2012

SAAE de Icó é novamente obrigado a pagar plano de saúde aos trabalhadores

Em outubro de 2010, a Justiça Estadual notificou a direção do SAAE de Icó a voltar a pagar o plano de saúde dos trabalhadores, que foi retirado injustamente há mais de sete anos. O Juiz Luiz Carlos Saraiva Guerra chegou a assinar uma ordem judicial decretando o cumprimento do acordo que garantiria a volta do plano de saúde. O acordo foi celebrado ainda em 2005 entre Sindiagua e SAAE, graças a ação judicial apresentada pelo sindicato. No entanto, novamente a prefeitura descumpriu o que a Justiça determinou. Agora, o diretor da autarquia - após mais uma denúncia do Sindiagua - foi novamente notificado a cumprir o acordo, desta vez com um prazo de 48 horas. As multas pelo descumprimento são diárias.
“Se a prefeitura cumprisse seus acordos, não precisaríamos chegar a esse ponto. A atitude desrespeitosa da gestão municipal com os trabalhadores é um desserviço ao setor de saneamento da cidade. O clima de insatisfação é grande. O plano de saúde é uma questão crucial, porque mexe com a vida do trabalhador e de seus familiares”, avalia o presidente do Sindiagua, Jadson Sarto.
A omissão do SAAE e da Prefeitura de Icó não é de hoje. A categoria ainda aguarda o fechamento da campanha salarial de 2009 e, há mais de dois anos os trabalhadores não têm reajuste salarial. O Sindiagua cobra respeito e o cumprimento dos acordos.