29/02/2012

Sindiagua cobra direitos dos trabalhadores de Russas

Em reunião com os trabalhadores do SAAE de Russas e com representante da prefeitura municipal, realizada no último dia 9/02, o Sindiagua constatou o clima de revolta dos empregados da autarquia diante do não pagamento das gratificações e reajustes salariais. O impasse, gerado pela Cagece, surgiu após a empresa levantar questionamentos no contrato de concessão do serviço de saneamento, firmado entre a Cagece e a Prefeitura de Russas. Os trabalhadores chegaram a ficar com salários atrasados. Durante três meses, a companhia deixou de repassar à prefeitura os valores relativos aos pagamentos dos funcionários da autarquia. A prefeitura assumiu os pagamentos de outubro e novembro, mas o mês de dezembro deixou de pagar, alegando não poder arcar mais com o descumprimento do contrato pela Cagece.
Após reuniões realizadas com o Sindiagua e, posteriormente, com a prefeitura de Russas, a Cagece resolveu quitar os pagamentos atrasados e voltou pagar os salários. No entanto, se recusa a pagar as gratificações e o último reajuste salarial. “É uma situação inaceitável. Trabalhadores estão sem receber benefícios como plano de saúde e vale-alimentação, entre outros. Diante da postura da Cagece de retirar conquistas dos trabalhadores, a categoria se mostrou disposta a ir até as últimas consequências para buscar garantir direitos assegurados. E o Sindiagua vai apoiar a luta dos companheiros de Russas”, afirmou Jadson Sarto, presidente do Sindiagua. Segundo ele, o contrato com a prefeitura está em vigor e precisa ser cumprido integralmente. O presidente do Sindiagua enviou ofício à Cagece e à prefeitura de Russas solicitando uma nova reunião com o objetivo de solucionar de vez o impasse.