29/02/2012

SAAE de Sobral muda diretoria. Sindiagua cobra mudança de postura.

O diretor-presidente e os diretores técnico e administrativo do SAAE de Sobral foram afastados de seus cargos no último dia 09/02. Um novo comando está assumindo a direção da autarquia com inúmeros desafios pela frente, entre eles resolver os graves problemas de abastecimento de água na cidade e realizar, o quanto antes, o concurso público, cumprindo, assim, a ordem judicial da Justiça do Trabalho que considerou ilegal a política de terceirização praticada pelo SAAE. O descumprimento da ordem judicial já gerou uma multa calculada em aproximadamente 350 mil reais. Além de desobedecer a Justiça do Trabalho, onerando os cofres públicos com multas altíssimas, a direção do SAAE vinha sucessivamente descumprindo os últimos acordos coletivos firmados durante as campanhas salariais da categoria.
Sindiagua cobra postura diferente da nova diretoria do SAAE - Em reunião com o presidente interino do SAAE, Dr. Luis Fernando, realizada no dia 23/02, o presidente do Sindiagua, Jadson Sarto, e o secretário de comunicação da entidade, Carlos Sá, apresentaram algumas reivindicações da categoria que, durante a administração passada do SAAE, foram motivos de impasse e fortes reclamações. Entre as principais reivindicações estão: 1º) A liberação do secretário de comunicação Carlos Sá, que é sustentada por força de uma liminar da Justiça Estadual; 2º) Realização de Concurso Público com urgência; 3º) Fechamento do acordo coletivo 2011/2012 com o cumprimento do que foi acertado pela diretoria passada; 4º) O fim das práticas anti-sindicais adotadas por alguns chefes de serviços do SAAE.
O presidente interino do SAAE escutou atentamente as reivindicações dos trabalhadores e assumiu um compromisso com o Sindiagua de rever todas as questões em andamento e de ajudar a construir, com a categoria e apoio do Sindicato, um ‘‘novo SAAE’’. Ele concordou em elaborar, juntamente com o Sindiagua, as propostas para implantação do PCC e a realização do concurso público. Por fim, enfatizou que foi enviado pelo prefeito para sanar todos os problemas do SAAE e que contratará uma empresa para realizar uma auditoria interna na autarquia.
Já foi agendada uma reunião com a Procuradora do Trabalhado no dia 14 de março para apresentar a proposta, juntamente com o Sindiagua, de realização do concurso público. Participaram também da reunião representando o Sindiagua Pedro Feijão e Etevaldo Rodrigues. “Esperamos que no novo presidente do SAAE não tenha o mesmo perfil do anterior e que estabeleça uma relação de confiança e respeito com os trabalhadores”, ressaltou Jadson Sarto.