21/03/2012

Dia Mundial da Água: Sindiagua reafirma luta em defesa da água como bem público e acessível a todos

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 22 de Março como o Dia Mundial da Água, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a problemática da escassez desse fundamental bem e, consequentemente, buscar soluções para o problema.

A data surgiu durante reunião da Assembleia Geral da ONU realizada em 1993, ano seguinte à Eco-92. No Brasil, foi institucionalizada em nível federal pelo então deputado Sergio Novais e hoje faz parte do calendário de ações e mobilizações - no País e de todo o mundo - em torno da defesa deste recurso que é um direito essencial à vida em nosso planeta.

A data comemorativa, no entanto, carrega um alerta: segundo a ONU, atualmente, apenas 3% dos recursos hídricos existentes é apropriado para consumo e dados afirmam que em 2050, dois bilhões de pessoas serão afetados pela escassez de água no planeta. Este ano, o Dia Mundial da Água traz à tona reflexões e discussões em torno do tema "Água e Segurança Alimentar".

Segundo dados da FAO, o planeta experimentará uma crescente escassez de água para agricultura – principal fonte de consumo de água no mundo - como resultado das mudanças climáticas, afetando os meios de sobrevivência de comunidades rurais e a segurança alimentar de áreas urbanas. Há sete bilhões de pessoas para alimentar no mundo hoje. O consumo no século XX multiplicou-se por seis. Estes dados nos chamam a atenção para a necessidade de uma mudança nos modos de consumo e produção.
Não poderíamos falar desse dia sem lembrar da histórica luta que impediu a privatização do setor de saneamento na década de 90 e início do século atual. Como bem público essencial à vida, a água e os recursos naturais não podem ser tratados sob a ótica do lucro e da exploração predatória. Direitos não se compram, nem se vendem, mas se garantem com o máximo de prioridade para todos.

Diante disso, o Sindiagua, uma das entidades pioneiras na luta contra a privatização da água reafirma seu compromisso em defender, juntamente com os trabalhadores, da água como bem público e acessível a todos os cearenses.

Vamos preservar a água. Vamos preservar a vida!