27/03/2012

Assembleia Legislativa realizará audiência pública sobre o Dia Mundial da Água

Será realizada no próximo dia 29 de março, no complexo das comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, às 14h:30min, por proposição da deputada estadual Eliane Novais (PSB), uma audiência pública que debaterá a temática do Dia Mundial da Água -  Água e Segurança alimentar. A universalização do saneamento e a gestão dos recursos hídricos do Estado também serão discutidos.
A audiência terá como palestrantes o engenheiro Cássio Borges, o superintendente da SOHIDRA, Leão Montezuma e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Água(Sindiagua), Jadson Sarto.

Água e Segurança alimentar

Segundo dados da FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), as atividades agropecuárias consomem 70% da água doce no mundo fazendo-se necessária a discussão de alternativas para aumentar a eficiência do consumo no setor.  “Para produzir 1kg de alimento, atualmente é consumido 1,5 mil litros de água”, colocou a deputada durante pronunciamento no último dia 22, na ocasião do dia Mundial da Água.

A estimativa da ONU é de que três bilhões de pessoas serão afetadas pela escassez de recursos hídricos até 2025. De acordo com os dado da FAO a eficiência de irrigação em âmbito mundial ainda é muito baixa, em torno de 37%. Os estudos apontam que poderia haver economia de aproximadamente 20% da água e 30% da energia consumida na irrigação. Atualmente, no Brasil, o total de 42% da produção agrícola depende de áreas irrigadas.

Serviço
Evento: Audiência Pública para debater temática do dia mundial da água - Água e Segurança Alimentar
Dia: 29/03/2012
Hora: 14h:30min
Local: Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará.