05/06/2012

Em defesa do meio ambiente sustentável!

A Dia Internacional do Meio ambiente é mais uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios que temos pela frente no sentido de buscar caminhos para combater a exploração predatória do homem sobre os recursos naturais e contribuir com o debate a cerca dos destinos de nosso planeta que cada vez mais convive com as graves ameaças e as conseqüências das mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.

Estamos nas vésperas da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio + 20 - que será realizada entre 13 a 22 de junho de 2012 e tem como principal objetivo renovar os compromissos políticos das nações do mundo com o planeta. É preciso exigir resultados concretos desta conferência e o cumprimento de acordos que apontem para um modelo de desenvolvimento verdadeiramente sustentável. O Painel Internacional de Mudanças Climáticas das Nações Unidas  (IPCC) trouxe ao mundo previsões alarmantes que exigem medidas de curto a longo prazo. Os últimos anos têm sido os mais quentes da história do planeta. O planeta nunca lançou na atmosfera tanto dióxido de carbono (CO2), vilão do aquecimento global.

Temos, portanto, o grande desafio de tomar consciência da necessidade de uma mudança de rumo, que aponte para evoluções sociais e ecológicas. E o homem está no centro desta mudança. Cuidar do planeta é muito mais do que preservar o verde. É trabalhar para reduzir as desigualdades, mudar padrões de consumo, combater a exploração predatória dos nossos recursos naturais, universalizar com responsabilidade o acesso à terra e à água, construir cidades sustentáveis com saneamento público acessível a todos e promover relações solidárias entre as pessoas. Somente com uma profunda transformação social conseguiremos construir um mundo saudável para todos. O caminho é longo, mas depende de todos.

No Dia do Meio Ambiente, o Sindiagua reafirma sua luta em defesa da água, da vida e de um modelo de desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto.