16/01/2013

ETA Oeste inaugurada. Falta de água continua.

A primeira etapa da Estação de Tratamento de Água (ETA Oeste) foi inaugurada pelo governador no dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Mas o que foi anunciado como solução para os moradores do lado Oeste de Fortaleza ficou na promessa. As denúncias de falta d’água persistem. Recentemente, a imprensa local noticiou que moradores dos bairros Quintino Cunha, Autran Nunes e Goiabeiras (todos próximos à ETA Oeste) realizaram protesto com panelaço diante da grave situação de falta d’água que aflige as famílias.
O coordenador geral do Sindiagua, Jadson Sarto, alerta que a ETA Oeste sozinha não é a solução do problema. Para ele, a causa do desabastecimento em Fortaleza não está na falta de volume d'água; está sim na rede de distribuição que é deficiente e ultrapassada. “Faltou planejamento e agora a Cagece tem que correr atrás do prejuízo de forma rápida. A população não pode esperar por obras de expansão da rede e de reforço de adutoras e subadutoras que são lentas e que já deveriam estar sendo concluídas. O Governo tem a obrigação de apresentar um plano emergencial que possa amenizar a deficiência de abastecimento, mas até agora não fez. Hospitais e escolas já tiveram que suspender atividades por conta da falta d´água”, alerta Jadson.
O Sindiagua lembra que a Cagece havia informado que a primeira etapa da ETA Oeste iria regularizar o abastecimento em seis bairros: Floresta, Conjunto Ceará, Pici, Henrique Jorge, João XXIII e Jóquei Clube. No entanto ainda há reclamações de falta d'água vindas destes bairros, como constatou recente reportagem do jornal O Povo, o que demonstra que a população pode ter sido enganada. “Bom lembrar que seis bairros é uma quantidade pequena frente à dimensão do problema. A imprensa já chegou a falar em 37 bairros que sofrem com falta d'água. São milhares de moradores que enfrentam o descaso deste governo com o saneamento público”, critica Jadson  Sarto.