16/01/2013

Falta de investimentos em saneamento é ressaltado por colunista do jornal O Povo

O jornalista Fábio Campos publicou em sua coluna no jornal O Povo, no dia 10 de janeiro, um texto preciso que retrata a falta de políticas públicas para a área do saneamento nos últimos anos, em Fortaleza. O texto chama a atenção para o baixo (e vergonhoso, segundo o jornalista) índice de acesso à rede de esgoto na capital (53%), o que, para o colunista, revela uma cidade subdesenvolvida.
As regiões mais pobres são as que mais sofrem, mas o colunista lembra que áreas ricas que estão em crescimento na cidade, onde existem grandes empreendimentos públicos (como o novo Centro de Eventos) e privados, não contam com esgotamento sanitário.
O colunista chama ainda a atenção para a pesquisa do Instituto Trata Brasil que colocou Fortaleza na 41ª posição no ranking no saneamento básico das maiores cidades brasileiras (numa lista entre os 100 municípios de maior população).
Por fim, o texto critica a contradição de vivermos em uma cidade com o maior centro de feiras do Brasil, líder em atração de turistas, com uma cara frota de viaturas, shows públicos com grandes estrelas da música enquanto, ao mesmo tempo, mantemos índices “pré-históricos” de saneamento.
O Sindiagua recomenda a leitura do texto que pode ser acessado no site do jornal O Povo, clicando aqui.