16/01/2013

CTB e demais centrais sindicais conquistam isenção do Imposto de Renda na PLR

A partir deste ano, haverá isenção de Imposto de Renda sobre a PLR (participação nos lucros e resultados) para trabalhadores que recebem até R$ 6 mil do benefício. A medida, anunciada pelo Governo Federal no final do ano passado e regulamentada por Medida Provisória, é uma conquista dos trabalhadores e das centrais sindicais, entre elas a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil). A isenção de Imposto de Renda sobre a participação nos lucros e resultados era uma reivindicação antiga da classe sindical e foi motivo de discussão ao longo do ano entre governo federal e as principais centrais do País.
A partir de R$6.000,01, foram criadas escalas de alíquotas, de 7,5% até 27,5%, dependendo do valor recebido. Para quem ganha entre R$ 6.000,01 e R$ 9 mil, a incidência do IR será 7,5%, de R$ 9.000,01 a R$ 12 mil, será 15%, e de R$ 12.000,01 a R$ 15 mil, será 22,5%. Acima de R$ 15 mil, será 27,5%.
“A medida beneficia trabalhadores de várias estatais, entre elas a Cagece. É uma conquista importante para a categoria”, ressalta Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua e presidente da CTB no Ceará.