28/11/2008

VII CONTRAEC COMEÇA DIA 4 DEZEMBRO, QUINTA-FEIRA

O VII Congresso dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará (VII Contraec) será aberto na noite da próxima quinta-feira, 4 de dezembro, na Fazenda Hotel Vale do Juá, em Guaiúba, município da Região Metropolitana de Fortaleza. O Congresso prossegue até o sábado, dia 6 de dezembro, e seu tema central será Água, Um Bem Universal, Não Mercadoria.

A diretoria do Sindiagua vem desenvolvendo todos os esforços para que Congresso seja o mais bem sucedido possível, pois se trata do fórum máximo da categoria, acontece a cada três anos e visa discutir assuntos de interesse dos trabalhadores do saneamento.

Desta vez, 98 candidatos disputaram as 61 vagas para delegado do VII Contraec. Conforme determina o estatuto do Sindicato, são delegados natos os membros da Diretoria Plena da entidade e do Conselho Fiscal.

A edição do Folha Sindiagua, publicada no dia 27 de novembro, é prioritariamente voltada para o Congresso e contém informações detalhadas sobre a programação do evento, os nomes dos delegados e, inclusive, um mapa mostrando como chegar à Fazenda Hotel Vale do Juá, localizado entre as Serras de Baturité, Aratanha e Maranguape, a cerca de 60 quilômetros da capital.

Este ano, o Sindiagua traz convidados especiais para proferir palestras e enriquecer os debates durante o VII Contratec. Os assuntos a serem debatidos incluem: Conjuntura política, econômica e social da atualidade; Privatização e terceirização no setor de saneamento; Meio ambiente e Sustentabilidade; Modelo de gestão para o Saneamento Municipal; Alterações estatutárias e Metas para os próximos três anos.

PALESTRANTES

Conforme a programação do evento, Conjuntura política e econômica da atualidade será o tema da palestra a ser proferida pelo ativista social João Pedro Stedile, que é economista e membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Via Campesina Brasil, além de autor de vários livros sobre a questão agrária, que inclui títulos como Assentamentos: a resposta econômica da reforma agrária.

A palestra sobre Privatização e terceirização no saneamento será proferida por Renato Rodrigues de Oliveira empregado da Copasa MG, advogado, ex-presidente e atual diretor do Sindagua-MG. Já Meio Ambiente e Sustentabilidade ficará a cargo do químico industrial da Semace (Superintendência do Meio Ambiente do Estado do Ceará), Francisco Alexandre Rocha Pinto.

O coordenador de Saneamento Básico da Arce (Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados Estado do Ceará), o engenheiro civil Alexandre Caetano da Silva, foi convidado pelo Sindiagua para falar sobre Modelo de gestão para o saneamento municipal.

Mais detalhes do Congresso, cujo prazo de apresentação de teses relativas ao temário vai até 28 de novembro, na sede do Sindicato, estão no FOLHA SINDIAGUA, que pode ser acessado nesta homepage da entidade.

O Jornal traz ainda, dentre outras, notícias sobre o ‘‘Seminário Internacional: Governança da água, bacia hidrográfica e ecossistemas” - promovido pelo governo do Estado em Fortaleza, nos dias 5, 6 e 7 de novembro deste ano, e que assinalou os 15 anos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) – o Cenário Atual dos Recursos Hídricos do Ceará, documento elaborado com a iniciativa da Assembléia Legislativa em criar o Conselho de Altos Estudos de Assuntos Estratégicos. O documento é, também, o primeiro resultado concreto do Pacto das Águas e representa um diagnóstico construído de forma coletiva, em mais de seis meses de trabalho em diferentes foros e agregando contribuições de cerca de 80 instituições, dentre elas o Sindiagua.