Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

25/04/2013

Sindiagua participa de audiência pública sobre investimentos da Cagece no enfrentamento à seca

A Comissão Especial de Combate à Seca da Assembleia Legislativa realizou, no último dia 04/04, audiência pública que debateu os investimentos e projetos da Cagece no Ceará. O evento atendeu a solicitação do deputado Lula Morais (PCdoB) e contou com a participação do presidente da Companhia, dos membros do Conselho de Representantes do Sindiagua, e de parlamentares da Casa, entre eles a deputada Eliane Novais, o presidente e o vice da Comissão Especial de Combate à Seca, deputados João Jaime (PSDB) e Roberto Mesquita (PV), respectivamente.
O Ceará vive atualmente um dos piores períodos de estiagem dos últimos 50 anos. A situação dos açudes é considerada crítica, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 139 açudes monitorados pela instituição, o açude Gavião, em Pacatuba, é o único em situação considerada boa, com 92% da capacidade de armazenamento.
O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), André Facó, apresentou os trabalhos da companhia no intuito de minimizar os impactos da seca e atender a população, mas reconheceu as falhas nos serviços fornecidos. Apontou a burocracia como uma das dificuldades para o andamento das obras.
O presidente do Sindiagua, Jadson Sarto, questionou a explicação dada pelas falhas do Governo no combate à seca. “Antes a desculpa era falta de recursos. Hoje é a burocratização. Mas na hora de realizar shows como o da Ivete e do Plácido Domingo não há entraves burocráticos. O que falta é o Governo tratar o saneamento com prioridade”, criticou Jadson. Segundo ele, não adianta o governador colocar um técnico de carreira na presidência da Cagece se não for dada as condições para o Estado implementar uma política de saneamento de qualidade, o que passa obrigatoriamente pela valorização do trabalhador.
A deputada Eliane Novais cobrou celeridade na realização do concurso público dos trabalhadores e a apresentação de um plano de contingência para cada município que sofre com os efeitos da estiagem.
 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br