25/04/2013

Sindiagua participa de audiência pública sobre investimentos da Cagece no enfrentamento à seca

A Comissão Especial de Combate à Seca da Assembleia Legislativa realizou, no último dia 04/04, audiência pública que debateu os investimentos e projetos da Cagece no Ceará. O evento atendeu a solicitação do deputado Lula Morais (PCdoB) e contou com a participação do presidente da Companhia, dos membros do Conselho de Representantes do Sindiagua, e de parlamentares da Casa, entre eles a deputada Eliane Novais, o presidente e o vice da Comissão Especial de Combate à Seca, deputados João Jaime (PSDB) e Roberto Mesquita (PV), respectivamente.
O Ceará vive atualmente um dos piores períodos de estiagem dos últimos 50 anos. A situação dos açudes é considerada crítica, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 139 açudes monitorados pela instituição, o açude Gavião, em Pacatuba, é o único em situação considerada boa, com 92% da capacidade de armazenamento.
O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), André Facó, apresentou os trabalhos da companhia no intuito de minimizar os impactos da seca e atender a população, mas reconheceu as falhas nos serviços fornecidos. Apontou a burocracia como uma das dificuldades para o andamento das obras.
O presidente do Sindiagua, Jadson Sarto, questionou a explicação dada pelas falhas do Governo no combate à seca. “Antes a desculpa era falta de recursos. Hoje é a burocratização. Mas na hora de realizar shows como o da Ivete e do Plácido Domingo não há entraves burocráticos. O que falta é o Governo tratar o saneamento com prioridade”, criticou Jadson. Segundo ele, não adianta o governador colocar um técnico de carreira na presidência da Cagece se não for dada as condições para o Estado implementar uma política de saneamento de qualidade, o que passa obrigatoriamente pela valorização do trabalhador.
A deputada Eliane Novais cobrou celeridade na realização do concurso público dos trabalhadores e a apresentação de um plano de contingência para cada município que sofre com os efeitos da estiagem.