Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

30/04/2013

1º de maio marca luta dos trabalhadores e 70 anos da CLT

Amanhã, 1º de maio, celebramos novamente o Dia do Trabalhador, uma data de comemorações, mas também de reflexão sobre as mudanças ocorridas no mundo do trabalho ao longo das décadas e sobre os desafios que ainda precisam ser superados.
A data 1º de maio tem origem nas manifestações operárias ocorridas na cidade de Chicago, em 1886, quando neste dia foi iniciada uma greve por melhores salários e condições de trabalho e pela redução da jornada de trabalho. Desde então, os trabalhadores avançaram em muitas conquistas, entre elas a criação, no Brasil, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, que em 2013 completa 70 de existência.
Criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, durante o período do Estado Novo, na primeira administração do presidente Getúlio Vargas, a CLT é um patrimônio dos trabalhadores.  Nasceu com 922 artigos - número que é mantido até hoje - e unificou as leis trabalhistas existentes no Brasil, sendo um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Ela tem como principal objetivo regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho. Com a CLT, foram garantidos direitos fundamentais, como a Carteira de Trabalho e previdência social, vale-transporte, férias, adicional noturno, salário mínimo, 13º salário, FGTS e PIS.  Conquistas que não foram alcançadas de graça e sim, a partir da união, coragem e mobilização dos trabalhadores.
A luta dos trabalhadores é contínua. Aqui no Ceará, por exemplo, conquistamos grandes avanços para a categoria dos trabalhadores(as) da área do saneamento, como o aumento da PLR na Cagece, o reembolso de medicamentos e o plano de saúde gratuito para os cagecianos, além de melhorias salariais, principalmente nos SAAEs. Mas precisamos superar a política de tercerização que precariza as relações de trabalho, lutar pela valorização do trabalhador e melhoria da sua qualidade de vida e contra a nova ameaça da privatização da água.
A aprovação da nova lei do Governo do Estado que abre caminho para a privatização da Cagece não nos dá muitos motivos para comemorar, mas, no Dia do Trabalhador, reforçamos o convite a todos os trabalhadores e trabalhadoras para enfrentarmos juntos mais este desafio que se apresenta. Vamos unidos participar ativamente das lutas do Sindiagua. Juntos podemos muito mais!
 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br