30/04/2013

1º de maio marca luta dos trabalhadores e 70 anos da CLT

Amanhã, 1º de maio, celebramos novamente o Dia do Trabalhador, uma data de comemorações, mas também de reflexão sobre as mudanças ocorridas no mundo do trabalho ao longo das décadas e sobre os desafios que ainda precisam ser superados.
A data 1º de maio tem origem nas manifestações operárias ocorridas na cidade de Chicago, em 1886, quando neste dia foi iniciada uma greve por melhores salários e condições de trabalho e pela redução da jornada de trabalho. Desde então, os trabalhadores avançaram em muitas conquistas, entre elas a criação, no Brasil, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, que em 2013 completa 70 de existência.
Criada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, durante o período do Estado Novo, na primeira administração do presidente Getúlio Vargas, a CLT é um patrimônio dos trabalhadores.  Nasceu com 922 artigos - número que é mantido até hoje - e unificou as leis trabalhistas existentes no Brasil, sendo um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Ela tem como principal objetivo regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho. Com a CLT, foram garantidos direitos fundamentais, como a Carteira de Trabalho e previdência social, vale-transporte, férias, adicional noturno, salário mínimo, 13º salário, FGTS e PIS.  Conquistas que não foram alcançadas de graça e sim, a partir da união, coragem e mobilização dos trabalhadores.
A luta dos trabalhadores é contínua. Aqui no Ceará, por exemplo, conquistamos grandes avanços para a categoria dos trabalhadores(as) da área do saneamento, como o aumento da PLR na Cagece, o reembolso de medicamentos e o plano de saúde gratuito para os cagecianos, além de melhorias salariais, principalmente nos SAAEs. Mas precisamos superar a política de tercerização que precariza as relações de trabalho, lutar pela valorização do trabalhador e melhoria da sua qualidade de vida e contra a nova ameaça da privatização da água.
A aprovação da nova lei do Governo do Estado que abre caminho para a privatização da Cagece não nos dá muitos motivos para comemorar, mas, no Dia do Trabalhador, reforçamos o convite a todos os trabalhadores e trabalhadoras para enfrentarmos juntos mais este desafio que se apresenta. Vamos unidos participar ativamente das lutas do Sindiagua. Juntos podemos muito mais!