16/05/2013

Proposta da nova diretoria da Cagece frustra expectativas da categoria. Sindiagua convoca todos os trabalhadores da Cagece a participarem da campanha salarial 2013.

Foi realizada, na última terça (14/05), a segunda rodada de negociação da campanha salarial dos trabalhadores da Cagece. Assim como na primeira reunião, não houve avanços concretos em favor da categoria. A empresa rejeitou a maioria das cláusulas da pauta de reivindicações que foram discutidas na reunião. As propostas trazidas pela companhia foram consideradas bastante tímidas pela direção do Sindiagua.
A empresa propôs um reajuste salarial de apenas 7,5% (a reposição da inflação com somente 0,34% de recuperação das perdas). “Isso é um absurdo, especialmente para uma empresa que pretende se expandir para o mercado nacional e internacional. É lamentável ouvir da atual direção da Cagece, formada hoje em sua maioria por funcionários de carreira, uma proposta de reajuste salarial que não valoriza o trabalhador e mal cobre a inflação do ano anterior”, avalia Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua.
A proposta para o reajuste do vale-alimentação e o vale-lanche foi similar: 7,4% (passando de R$594,00 para R$ 638,00) e 7,5% (de R$ 5,30 para R$ 5,70) respectivamente. A empresa negou o auxílio cesta-básica e os 30 vales-alimentação. O Sindiagua lembra que Fortaleza teve um aumento de 32,99% no valor da cesta-básica, sendo a capital que alcançou a terceira maior variação anual no País.
Outro ponto discutido na reunião foi a reivindicação da categoria referente ao adicional de insalubridade. Hoje a empresa utiliza o salário mínimo como base para o cálculo do benefício de seus empregados. Porém, há, dentro da Companhia, colaboradores que recebem o benefício a partir do salário base. “É uma contradição e um desrespeito aos trabalhadores de carreira da empresa. Nesse ponto, a Cagece utiliza dois pesos e duas medidas, ou seja, quando é uma reivindicação do trabalhador, a diretoria afirma que só pode pagar o adicional tendo como base o salário mínimo. Porém, essa mesma regra não vale para todos, como por exemplo, os companheiros terceirizados, que conquistaram, com justiça, o adicional de insalubridade calculado sobre o salário base”, afirma Jadson.
Você encontra no verso deste informativo a ata da reunião com um resumo das pautas discutidas. Todas as cláusulas pendentes serão rediscutidas.
Pelo sindicato, além do coordenador geral Jadson Sarto, participaram da segunda reunião de negociação os diretores Haroldo Ribeiro, Antonio de Oliveira, Linaide Silva Crispim, Francisco Edson Saraiva Júnior e Rui Basílio.
A próxima reunião será realizada no dia 21 de maio.

Diante das dificuldades impostas pela Cagece até então nas negociações da campanha salarial de 2013, a direção do Sindiagua reforça a necessidade de toda a categoria participar das atividades de mobilização, inclusive da assembléia geral (ainda a ser marcada) que vai analisar a proposta da empresa.Usar o material da campanha é fundamental, pois é uma forma de mostrar à direção da companhia que todos os trabalhadores estão em defesa de um Acordo Coletivo que traga avanços concretos à categoria.

CONFIRA A ATA DA 2a REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO DA CAMPANHA SALARIAL DE 2013
Reajuste salarial e perdas acumuladas
CAGECE: Propõe a renovação da cláusula 3ª e 4ª do ACT 2012-2013 com rejuste de 7,5%
SINDIAGUA: Pendente

Vale alimentação e vale lanche
CAGECE: Propõe a renovação da cláusula 11ª do ACT 2012-2013 com elevação do valor de R$ 594,00 para R$ 638,00 no Vale alimentação, e de R$ 5,30 para R$ 5,70 no vale lanche
SINDIAGUA: Propõe a rediscussão da cláusula com a diretoria

Auxílio cesta básica
CAGECE: Exclusão da cláusula constante da proposta

Complementação auxílio-doença
CAGECE: Propõe a renovação da cláusula 17ª do ACT 2012-2013
SINDIAGUA: Pendente. Solicita que seja ampliado o prazo previsto no Parágrafo Quarto da Cláusula 17ª do ACT 2012 2013

Indenização pela utilização de veículos
CAGECE: Propõe a renovação da cláusula 20ª do ACT 2012-2013 com elevação do valor de R$ 0,86 por quilometro rodado para R$ 0,93 no carro, e de R$ 0,34 por quilometro rodado para R$ 0,37 para moto

Hora extra
CAGECE: Exclusão da cláusula constante da proposta.
SINDIAGUA: Solicita que a comissão leve o tema para discussão com a Diretoria para que seja tratado em norma interna referente ao labor após a jornada de trabalho diária, em especial dias de final de semana.

Ausência Justificada
CAGECE: Propõe a renovação da cláusula 24ª do ACT 2012-2013
SINDIAGUA: Pendente

Liberação de empregado para o Sindiágua
CAGECE: Propõe a renovação da cláusula 29ª do ACT 2012-2013

Piso salarial para engenheiros

Conselho de Administração

Segurança do trabalho
CAGECE: Exclusão da cláusula constante da proposta, esclarecendo que o numero de colaboradores da área será ampliado através do concurso em andamento.

Alteração no PRSP
CAGECE: Exclusão da cláusula constante da proposta, esclarecendo que foi constituída comissão para aperfeiçoar o PRSP
SINDIAGUA: Pendente. Solicita a apresentação de proposta concreta de aperfeiçoamento do PRSP até a data da assembleia.

Plano de saúde suplementar
CAGECE: Exclusão da cláusula constante da proposta.
SINDIAGUA: Pendente. Solicita que o tema seja incluído no estudo de aperfeiçoamento do PRSP

Ajuda de custo para trabalho externo

Adicional de insalubridade
CAGECE: Exclusão da cláusula constante da proposta, esclarecendo que cumpre a legislação.

Incorporação de hora extra
CAGECE: Exclusão da cláusula constante da proposta. Proposta de jornada de trabalho de 12x36 e banco de horas para as atividades operacionais a serem especificadas.
SINDIAGUA: Pendente.

Garantia de seguro saúde do trabalhador