28/06/2013

Campanha salarial: Trabalhadores aprovam proposta da Cagece

Por ampla maioria, os trabalhadores da Cagece aprovaram o Acordo Coletivo 2013/2014 durante a assembléia geral extraordinária realizada no último dia 24/06, na Praça do Vaqueiro, encerrando a campanha salarial deste ano. Foram ao todo cinco rodadas de intensas negociações (uma delas com a direção e o presidente da Companhia), além de várias visitas aos locais de trabalho, quando a direção do sindicato pôde ouvir sugestões de encaminhamentos para a campanha deste ano.
Apesar das grandes dificuldades impostas pela Cagece, a diretoria do Sindiagua avaliou que a categoria reconheceu a luta da entidade e os avanços da campanha salarial. “Foi uma campanha muito difícil, pois a Cagece criou vários impasses ao longo das negociações. Mesmo assim conseguimos fechar um acordo aprovado por ampla maioria. Agora é seguir na luta para continuarmos avançando nas reuniões da MENP, especialmente porque há uma expectativa grande dos trabalhadores com a nova diretoria da Cagece, formada em sua maioria por funcionários de carreira”, avaliou Jadson Sarto, coordenador geral do Sindiagua. Segundo ele, as reivindicações que não foram atendidas na campanha salarial serão rediscutidas nas reuniões da MENP.
A direção do Sindiagua, logo após a Assembleia Geral, protocolou na Cagece um ofício solicitando urgência no envio da redação final do Acordo Coletivo para que o documento possa ser revisado pela assessoria jurídica do sindicato. Após a revisão, será produzida uma cartilha com a íntegra do ACT. A categoria espera também agilidade no pagamento retroativo dos benefícios. ‘‘A empresa tem condições para cumprir isso com celeridade”, ressaltou Jadson Sarto.
A direção do Sindaigua agradece a participação da categoria na campanha salarial deste ano, especialmente nas assembléias gerais.

Confira abaixo um resumo das principais conquistas da campanha salarial deste ano.

Reajuste salarial -  8,3%
Vale-alimentação e vale-lanche - 13%
PCR – a revisão do Plano será realizada em até oito meses a contar da homologação do acordo coletivo, sendo dois meses para assinatura de contrato com a empresa e seis meses para concluir o trabalho de revisão. A Companhia repassará ao Sindiagua informações sobre todas as etapas de análise do PCR e receberá sugestões da entidade. O início da implantação do Plano se dará em até dois meses após ser finalizada a revisão.
PRSP - uma nova proposta será construída com a participação do Sindiagua
PLR - os gestores que não atualizarem o índice de gerenciamento de resultados no prazo correto serão convocados para apresentar justificativa à direção da companhia.
Auxílio portador de necessidades especiais - 20% de reajuste, passando para R$800,00.
Gratificação por condução de veículos - aumento na tabela de valor do benefício, ficando da seguinte forma:
01 a 03 dias: 15% do valor da gratificação
04 a 07 dias: 25% do valor da gratificação
08 a 12 dias: 45% do valor da gratificação
13 a 15 dias: 65% do valor da gratificação
16 a 19 dias: 85% do valor da gratificação
Acima de 19 dias: 100% do valor da gratificação
Auxílio Creche e Educação Gratificada - Renovação da cláusula 19ª do ACT 2012/2013 com valor de R$ 410,00.
Auxílio Moradia - Renovação da cláusula 10ª do ACT 2012/2013 com valores de R$ 460,00 (em favor dos empregados que forem transferidos de Fortaleza para o interior e entre UN's nas funções de Gerente ou Coordenador, Encarregado de Núcleo ou Supervisores Técnicos) e de R$ 345,00 para demais empregados transferidos para o interior e entre cidades do interior.
Auxílio funeral - Renovação da cláusula 18ª do ACT 2012/2013 com elevação do auxílio de 2,2 vezes o piso salarial para 2,5 vezes o piso salarial.
Hora de Trabalho para Mães e Pais com Filhos Portadores de Necessidades Especiais (CLÁUSULA NOVA) - Fica concedido à empregada, mãe de portador de necessidade especial, o afastamento de até 2 (duas) horas diárias, no início ou término do expediente, desde que comprovada a condição de portador de necessidade especial do filho(a).
Plano de Saúde - Manutenção do benefício com as condições atuais.
Todas as demais clásulas não alteradas permanecerão no presente acordo coletivo.