Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Voltar Página inicial

 Notícias

08/07/2013

Sindiagua 30 anos - É hora de celebrar nossa história e reafirmar nossas bandeiras

Depois de mais uma campanha salarial dos trabalhadores da Cagece, chegamos ao mês julho, quando o Sindiagua completa 30 anos de uma rica trajetória de lutas e conquistas. São três décadas em defesa de melhores condições de vida e de trabalho da categoria que representa. Mais do que isso. A trajetória de lutas do Sindiagua sempre foi em favor de uma sociedade justa e democrática.
Nós, da diretoria do Sindiagua, entendemos que esta data é um marco e deve ser valorizada. Por isso, estamos planejando uma série de ações que vão contribuir para celebrarmos essa história.
Seguindo uma tradição do sindicato, lançamos uma logomarca comemorativa dos 30 anos que está sendo divulgada neste informativo. Esta marca estará presente em todos os materiais de divulgação do Sindicato até o final do ano.
Estamos elaborando um livro que contará a história do Sindicato, desde sua criação até as conquistas recentes, com depoimentos e fotos da vida da entidade. Este livro será lançado no final do mês de agosto, inicialmente em uma sessão solene comemorativa dos 30 anos do Sindicato, que será realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. Nesta sessão,serão homenageados nomes importantes da história do Sindiagua. Posteriormente, a direção do sindicato vai percorrer o interior do Estado para também realizar o lançamento do livro em vários municípios.
Além do livro, devemos também produzir um vídeo comemorativo e promover outros eventos com sorteios de brindes e atividades culturais.
Temos muito o que comemorar, mas também temos um longo caminho a percorrer. Por isso, acreditamos que é hora de, também, renovarmos nosso compromisso histórico com bandeiras que sempre estiveram presentes em nossa trajetória.
DEFESA DO TRABALHADOR - Vamos continuar firmes na defesa incondicional da categoria, tanto do ponto de vista salarial, como também do ponto de vista das condições de trabalho e da qualidade vida dos trabalhadores e de suas famílias.
MEIO AMBIENTE - A defesa do meio ambiente e dos nossos recursos hídricos continuará sendo uma pauta constante de luta do Sindicato. Importante destacar a necessidade de preservarmos o Rio, bem como o Parque do Cocó – maior parque urbano da América Latina - que vem sendo ameaçado pela especulação imobiliária e omissão do Governo do Estado.
PRIVATIZAÇÃO NÃO! - Continuaremos fortalecendo o papel do sindicato no enfrentamento da política neoliberal de privatizar e de tornar a água uma mercadoria. Água é de todos e deve ser sempre tratada como um bem supremo da vida.
UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO - O Brasil e o nosso Estado têm, no saneamento, uma das maiores dívidas sociais com o povo. Os baixos índices de cobertura de esgoto nas cidades e a falta de acesso à água, especialmente nas zonas rurais, exigem mais atenção com saneamento básico. Vamos, portanto, seguir defendendo a universalização da água e do esgoto, cobrando mais investimentos para o Brasil recuperar o tempo perdido na história, especialmente durante o período neoliberal, quando as companhias de saneamento foram sucateadas ao extremo. A construção de um País verdadeiramente desenvolvido passa pelo saneamento público.
CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO – Aqui no Ceará, a insegurança do abastecimento d'água se agravou com a seca que se prolonga há dois anos, provocando graves reflexos em cidades importantes do Estado. A situação de calamidade em que vivem mais de dois milhões de cearenses no interior demonstra que o Estado mais uma vez não preparou as cidades para o fenômeno cíclico da estiagem. O Sindiagua participou de reunião do Comitê de Combate à Seca na Assembleia Legislativa quando apresentou reivindicações em favor da garantia de acesso à água e continuará cobrando investimentos não apenas emergenciais, mas também de longo prazo que possibilitem uma real convivência harmônica com o semiárido no Ceará.
DEMOCRACIA E APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES - Por fim, vamos continuar acompanhando a agenda política e sindical do País, defendendo a democracia, o serviço público de qualidade, a ética e transparência pública nos governos e parlamentos e a garantia dos direitos essenciais. Somos favoráveis às manifestações públicas que estão acontecendo no País e condenamos o uso do aparato policial como ferramenta de repressão ao direito de se expressar da população. Entre várias reivindicações vindas das ruas, está a cobrança por segurança pública de qualidade e por soluções para as carências da educação e saúde pública. A história do Sindiagua nos coloca ao lado do povo. A história do País já mostrou o povo nas ruas é capaz de transformar.
Vamos, portanto, comemorar nossa história com o olhar não apenas para o passado, mas também para o futuro. Viva o Sindiagua!
 

Aumentar tamanho das letras Diminuir tamanho das letras Versão para impressão Página inicial Voltar


Sindiagua - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará
Rua Solón Pinheiro, 745, Centro • Fortaleza/CE • CEP 60.050-040  |  Fone: (85) 3254-4097
www.igenio.com.br