22/01/2009

CAGECE PENALIZA TRABALHADORES QUE RECEBEM ADICIONAL NOTURNO HÁ OITO ANOS

A Cagece, a partir da folha do mês de janeiro, irá reduzir o valor do adicional noturno de seus trabalhadores, passando de 120% para 20% da hora normal. A decisão arbitrária tomou de surpresa a diretoria do Sindiagua.

A medida, segundo defende a Cagece, irá corrigir um erro no pagamento do adicional noturno que vinha sendo pago para os trabalhadores desde agosto de 2000. O erro foi observado nos últimos seis meses e Assessoria Jurídica da Cagece vinha trabalhando para corrigir o novo cálculo, sem, no entanto, comunicar ao Sindiagua.

Na última segunda-feira, dia 19, o coordenador geral do Sindiagua, Jessé Pimentel e o diretor administrativo, Antônio Oliveira, acompanhados de assessoria jurídica, estiveram reunidos com o diretor de Gestão Empresarial da Cagece, Carlos Alberto Jucá, a fim de minimizar o problema da drástica redução na folha dos trabalhadores da Cagece que desempenham funções noturnas.

Neste encontro, os diretores do Sindiagua buscaram uma espécie de escalonamento para que a cada mês esta redução fosse realizada de uma forma proporcional até chegar aos 20% previstos. Porém, a busca da negociação foi em vão.

O diretor da Cagece, Carlos Alberto Jucá, foi enfático alegando, inclusive que o assunto foi tema discutido em Redir (Reunião de Diretoria). Ele acrescentou que não poderia atender ao Sindiagua e na folha deste mês de janeiro o cálculo correto do adicional noturno já seria aplicado, ou seja os 20% em cima da hora normal.

Cagece esconde o fato do Sindiagua

O erro no cálculo do valor do adicional noturno dos trabalhadores da Cagece já havia sido observado há mais de seis meses pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará. Porém, alguns trabalhadores denunciaram, na época, que estava havendo um erro naquele cálculo, sem no entanto a Cagece tomar uma providência.

No entanto, a Cagece escondeu o fato do Sindiagua, só tornado o fato público agora no mês em que a redução já será aplicada na folha do trabalhador. É de lamentar o fato da Cagece ter passado despercebida sobre este grave erro no cálculo do valor do adicional noturno, visto que acarretará um grande transtorno para o trabalhador que desde agosto de 2000 vem recebendo em seu salário o valor do adicional vigente. É de lamentar também o fato da Cagece ter escondido do Sindiagua este fato tão grave que mexe no bolso do trabalhador.

Sindiagua irá entrar com ação judicial

O Sindiagua já recomendou à sua Assessoria Jurídica os estudos necessários para viabilizar uma ação judicial em relação à drástica redução no valor do adicional noturno dos trabalhadores da Cagece. Para tanto é necessário que o trabalhador da Companhia de Água e Esgotos do Ceará, assim que estiver em mãos com o contracheque e nele apresentar a redução deste valor, contate o Sindiagua para que assim possa dar entrada nesta ação. Informações: (85) 3254.4097.