02/02/2009

SINDIAGUA QUER RENOVAR CONTRATO COM UNIMED

Em busca de dar continuidade à utilização do plano de saúde da Unimed Fortaleza, o coordenador geral do Sindiagua, Jessé Pimentel e o diretor administrativo do Sindicato, Antônio Oliveira, estiveram, na última quarta-feira, dia 28, reunidos na Unimed Fortaleza com o diretor comercial da cooperativa de saúde, Francisco José Mota, o assessor da diretoria comercial, Xavier Freitas e o gestor executivo, Jarbas Studart, além da gerente do contrato Unimed/Sindiagua, Sandra Luna e a gerente de pessoal da Cagece, Josy Amaral. O contrato que o Sindiagua celebrou com a Unimed Fortaleza, por força de decisão judicial, em setembro de 2006 para vigorar por 30 meses, será concluído agora em março. Por este motivo, o Sindiagua vem buscando junto à Unimed a renovação deste contrato, visto que é de interesse da categoria.

A cooperativa de saúde, no entanto, por meio de sua diretoria, sustenta a necessidade de um realinhamento dos preços cobrados, declarando que até o mês de dezembro acumulou um prejuízo na ordem de R$ 3,4 milhões, considerando uma sinistralidade, ou seja o percentual de uso do plano por parte dos usuários que chegou a 113%, quando a meta atuarial defendida pela Unimed é de 80%.

Por este motivo, a Unimed está apresentando a necessidade de um reajuste do valor para em torno de 65%. Também é defendida pela cooperativa de saúde a instituição da cobrança do plano por meio de dez faixas de idade, resultando em valores diferenciados, no qual o menor valor seria de R$ 72,47 para até 18 anos, chegando a R$ 396,57, para acima de 59 anos de idade, na modalidade Multiplan Enfermaria.

O Sindiagua registrou a imporância da renovação, no entanto ponderou que a Unimed reavaliasse o valor a ser cobrado de forma a não onerar demasidamente o bolso do trabalhador, já que ele arca com parte das despesas com os dependentes. Foi solicitado a cooperativa de saúde que oficializasse ao Sindicato as condições de renovação do contrato.

REAJUSTE

– A Unimed informou que somente agora em fevereiro aplicará um reajuste de 5,45% no valor cobrado no contrato com o Sindiagua, retroativo a outubro de 2008. Passando o contrato de Multiplan Enfermaria, que atualmente é de R$ 101,10, para R$ 106,61. Já o Multiplan Apartamento, vai de R$ 136,48 para R$ 143,92.