18/12/2013

Seca e desenvolvimento sustentável são temas debatidos na reunião do conselho de representantes

Nos dias 28 e 29 de novembro, foi realizada a reunião do Conselho de Representantes do Sindiagua. O encontro teve boa participação da categoria. Além de informes da capital e do interior, os conselheiros debateram temas como Desenvolvimento Sustentável, que contou com a participação da professora universitária e ambientalista Geovana Cartaxo como palestrante. Geovana fez um histórico dos acordos internacionais relacionados à área do meio ambiente e defendeu a necessidade de repensar o modelo de desenvolvimento e consumo do planeta.
O Engenheiro Agrônomo e assistente da diretoria de operação da Cogerh, Geane Peixoto Lima, fez uma apresentação da situação atual dos reservatórios de água no Ceará. Segundo ele, algumas ações emergenciais estão sendo feitas pelo Governo para combater a seca, como a instalação de adutoras de engate rápido, porém há dificuldades sendo enfrentadas nos municípios do interior. Até o final do ano, cerca de 20 cidades do interior estarão em uma situação considerada de criticidade alta, devido ao índice insatisfatório das principais fontes hídricas. A deputada estadual Eliane Novais, que participou do debate, criticou os gastos do Governo do Estado com obras faraônicas quando a seca pede mais investimentos emergenciais. “Ainda não temos uma política de convivência com o semiárido”, alertou.
Durante a palestra da parlamentar sobre movimentos sindicais, Eliane Novais voltou a criticar as mudanças da lei de criação da Cagece pelo Governo do Estado, pois abriu a Companhia para a participação da iniciativa privada. Jadson Sarto alertou para possível projeto de privatização da Cagece, citando a licitação do consórcio que vai operar no Complexo Portuário do Pecém. “As histórias de privatização sempre começaram desta forma. Precisamos estar atentos”, alertou.
O Engenheiro Civil e Coordenador de Saneamento Básico da Arce, Alceu de Castro Galvão, foi palestrante do tema “Saneamento Básico e a visão do regulador após o advento da lei 11.445/2007” e o ex-deputado federal e membro da direção executiva do Sindiagua, Sergio Novais, debateu a conjuntura política nacional e estadual.