03/02/2014

Surgem novas notícias de suposto projeto de privatização da Cagece.

Voltaram a surgir informações na imprensa sulista de que há um projeto de privatização da Cagece em curso. Um blog voltado ao universo empresarial intitulado Relatório Reservado afirmou que o Governador Cid Gomes “elegeu como uma das prioridades de seu último ano de mandato a venda de até 49% do capital da concessionária”. O texto afirma que Cid estaria procurando (na iniciativa privada) sócios para a Companhia.
Em reunião com o presidente da Cagece no dia 20/01, o coordenador geral do Sindiagua, Jadson Sarto, questionou a veracidade das informações. O presidente da empresa André Facó negou veementemente as notícias do blog.  “Depois que o Governo do Estado e a direção da Cagece modificaram (contra a vontade dos trabalhadores e sob protesto do sindicato) a lei de criação da Cagece (abrindo caminhos para que a Companhia possa se associar a empresas privadas), o risco da privatização é maior. Já entregaram o serviços de abastecimento de água do Complexo Portuário do Pecém à iniciativa privada! Precisamos, mais do que nunca, estar atentos”, alerta Jadson Sarto.

Para que continuar com a HidroSystem na UN-MTN?
Durante a reunião com o presidente da Cagece, Jadson Sarto sugeriu que a Companhia não renovasse o contrato com a Hidrosystem ou qualquer outra empresa privada. A Hidrosystem nos últimos anos vem sendo responsável pelos serviços de saneamento do setor Norte de Fortaleza. Jadson defendeu que, com planejamento e com a convocação de mais aprovados no concurso, a Cagece poderia retomar as atividades da região, hoje delegadas à iniciativa privada.
‘‘O lucro que hoje é obtido pela Hidrosystem poderia representar uma receita para a Cagece investir na ampliação, operação e manutenção do sistema de água e esgoto da cidade, bem como em mais benefícios para os trabalhadores’’, ressaltou Jadson. A retomada dos serviços de saneamento do setor Norte é uma luta do Sindiagua.